Confira mais sobre o que é NIS, como funciona o cadastro e onde encontrar o número da inscrição. Entenda também a diferença entre o NIS e o PIS/PASEP.
Durante a vida adulta, é muito comum que tenhamos diversas inscrições, números aos quais recordar - seja contas bancárias, CPF, RG e até mesmo o NIS. Entretanto, com a correria do dia a dia, fica muito complicado gravar cada um deles.
Por isso, pensamos que a organização seja a melhor forma de manter tudo em ordem, tanto na vida burocrática, quanto nas finanças.
Ao iniciarmos nossa vida no mercado de trabalho ou ao requerer um benefício social governamental, inúmeros novos programas e documentos são requeridos. Você precisará, por exemplo, tirar a Carteira de Trabalho - que agora também é digital.
Você terá que ter um número de NIS, precisará entender o que é PIS/PASEP, como funciona o FGTS e o Seguro-Desemprego. E tudo isso pode ser bem complicado para quem está iniciando, não é mesmo?
Pensando justamente nessas pessoas, criamos todo esse material para vocês entenderem definitivamente o que é NIS, como adquirir um, como consultá-lo e é claro, como ele se relaciona com os demais itens do trabalhador brasileiro.
Confira também: Seguro-desemprego: quem tem direito e como solicitar
Afinal, o que é NIS?
A sigla NIS significa Número de Identificação Social e está diretamente ligado à vida do brasileiro. Toda e qualquer pessoa que recebeu ou ainda recebe algum benefício social, terá um número NIS.
O NIS também está diretamente ligado à vida do trabalhador. Afinal, é através dele que os empregadores formalizam a contração e assinatura de uma carteira de trabalho, gerando um número de PIS ou PASEP.
O número é ofertado pelo Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal e é ele que garante todos os benefícios que um trabalhador possui tanto em atividade, quanto aposentado, desempregado ou afastado.
É através do NIS que o trabalhador consegue acesso aos benefícios trabalhistas como FGTS e Seguro-Desemprego.
Quem tem direito ao NIS?
Por ser um número de identificação social, todos aqueles que forem trabalhadores de empresas, cooperativas, empregadores de pessoa física, beneficiários de Programas Sociais ou beneficiários de Políticas Públicas, terão seu número de cadastro.
Como cadastrar o NIS?
Normalmente, quando o trabalhador faz o primeiro registro na sua Carteira de Trabalho, automaticamente é criado um número de inscrição social. Entretanto, ele poderá ser feito também através dos bancos de dados do Sistema Nacional de Informações Sociais.
O cadastro poderá ser feito tanto por um funcionário do Ministério do Trabalho, quanto por um empregador. No caso deste último, o processo poderá ser feito online e o mesmo deverá ter certificado digital para concluir a inscrição.
Onde encontrar o NIS?
Você poderá encontrar o seu número de inscrição social, o NIS, na sua Carteira de Trabalho. Se você tiver o documento impresso, o número estará já na primeira folha, juntamente com os seus demais dados.
Já se for a Carteira de Trabalho Digital, você encontrará já nas suas principais informações pessoais listadas.
Ademais, você também poderá encontrar o seu NIS:
- no cartão do Bolsa Família;
- no extrato do FGTS;
- ou no seu Cartão Cidadão.
Qual a diferença entre NIS, PIS, PASEP e NIT?
Dentre todas essas siglas, às vezes fica um pouco confuso de entender o que significa cada uma delas. Assim, primeiro vamos entender o seu conceito, e depois a diferenciação entre elas.
Como vimos anteriormente, NIS significa Número de Identificação Social e ele serve para todos aqueles que tiveram ou têm acesso a benefícios sociais do Governo Federal.
Já o PIS é o Programa de Integração Social e é voltado para aquelas pessoas que possuíram ou ainda possuem Carteira de Trabalho. Lembrando que o número do PIS é o mesmo do NIS.
O PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Ele possui as mesmas características do PIS, entretanto, enquanto este é voltado para trabalhadores do setor privado, o PASEP é de interesse dos funcionários do setor público.
E por fim, o NIT significa Número de Registro do Trabalhador e são para aqueles trabalhadores que nunca tiveram a carteira assinada. Com ele, o autônomo poderá ter acesso aos benefícios do INSS.
Qual a relação entre o NIS e o Bolsa Família?
É importante também lembrar que o número NIS está diretamente ligado ao programa social Bolsa Família. É através dele que são estipuladas as datas de pagamento do benefício.
Ou seja, o calendário de pagamento do Bolsa Família é instituído através dos números no NIS. Para você saber o dia do pagamento do seu benefício, você irá através do calendário oficial, encontrar o dia específico para o seu último número do NIS.
Controle Financeiro
Como dissemos anteriormente, organização é tudo. Seja com questões trabalhistas ou de benefícios, o planejamento é necessário para que tudo saia dentro dos conformes, sem problemas.
E é claro que nas finanças não poderia ser diferente. Organização e planejamento fazem a diferença em diversos momentos da sua vida. São eles que possibilitam que você saia das dívidas, faça aquela viagem dos sonhos, compre uma casa ou até mesmo invista em uma previdência privada.
Assim, o Contas Online está à sua disposição, para lhe ajudar e simplificar o seu controle financeiro e te ajudar a alçar voos cada vez mais altos. Com mais de 20 funcionalidades, o sistema lhe oferece todas as ferramentas necessárias para se organizar financeiramente.
Faça seu cadastro e teste grátis por 7 dias!