Controle de contas a receber: 6 dicas para uma boa gestão

Confira como você pode controlar as contas a receber através de 6 dicas práticas que separamos para você.

Redator(a) Stefany Ribeiro Por Stefany Ribeiro
10.08.2020, atualizado 15.01.2025
7 minutos de leitura
Controle de contas a receber: 6 dicas para uma boa gestão

O controle de contas a receber é fundamental para a saúde financeira da sua empresa. Ele não só ajuda a acompanhar os pagamentos dos clientes, mas também proporciona uma visão mais clara do fluxo de caixa, permitindo um planejamento financeiro mais estratégico. 

De acordo com dados da Serasa Experian, em agosto de 2023, o Brasil registrou mais de 6,59 milhões de empresas inadimplentes, sendo 5,82 milhões delas micro e pequenas empresas. Esse dado reforça a importância de manter um controle rigoroso sobre os valores a serem recebidos, para evitar gargalos no caixa e manter a operação sustentável.

Além disso, ao identificar os períodos do mês em que há maior entrada de recursos, ajudando a programar o vencimento das obrigações financeiras de forma mais eficiente. Dessa forma, a empresa evita descompassos no caixa e garante maior tranquilidade para planejar novos investimentos e projetos.

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Como fazer a gestão de contas a receber?

1. Organização é tudo

O primeiro passo para um bom controle de contas a receber é organização. Mantenha um registro detalhado das datas de vencimento e dos valores a serem recebidos de cada cliente. Crie uma rotina para emissão de cobranças, garantindo que os boletos e avisos de pagamento sejam enviados com antecedência suficiente para facilitar o planejamento tanto para você quanto para o cliente.

Leia também: 7 Dicas para manter suas rotinas contábeis em dia

2. Conheça os perfis de seus clientes

Cada cliente tem um costume. Do mesmo jeito que têm aqueles que pagam no instante em que recebem o boleto, também existem aqueles que deixam para o último segundo e os esquecidinhos. Mapeie o perfil dos seus clientes e ajuste sua estratégia. Por exemplo, envie lembretes amigáveis para aqueles que precisam de um “empurrãozinho” para efetuar o pagamento no prazo.

3. Não tenha vergonha de cobrar

Cobrar pode ser desconfortável, mas lembre-se: você tem direito de receber pelo serviço prestado ou produto vendido. Seja claro e educado ao enviar lembretes de pagamento. Mostre que está aberto ao diálogo, pois nem sempre atrasos são causados por má-fé. A comunicação amigável pode facilitar muito a resolução de pendências.

4. Negocie com os seus clientes

Entre em contato com os clientes inadimplentes e ofereça opções de negociação que sejam vantajosas para ambas as partes. Algumas possibilidades incluem:

  • Alteração da forma de pagamento
  • Reparcelamento da dívida
  • Congelamento de juros
  • Descontos no valor total

Entretanto, tenha em mente que esta negociação deve ser equilibrada, ou seja, boa para ambas as partes. Então antes de se comprometer, certifique-se de que você sairá satisfeito com o que conquistou.

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5. Ofereça múltiplas formas de pagamento

A inadimplência pode ser significativamente reduzida ao oferecer mais de uma opção de pagamento para os seus clientes. Cada cliente tem preferências e necessidades diferentes, e ampliar as alternativas disponíveis aumenta a chance de os pagamentos serem realizados dentro do prazo.

Aqui estão algumas opções que você pode implementar:

  • Boleto Bancário: simples de emitir, acessível para clientes que não possuem cartão de crédito e ideal para compras pontuais ou pagamentos programados. Além disso, é possível automatizar o envio dos boletos para que cheguem ao cliente com antecedência.
  • Cobrança Recorrente no Cartão de Crédito: é uma excelente alternativa para clientes que contratam serviços ou produtos de forma contínua, como assinaturas ou mensalidades. Essa opção garante pagamentos pontuais, pois o débito automático no cartão elimina a necessidade de o cliente lembrar do vencimento. Além disso, facilita a gestão financeira, oferecendo uma solução prática para o cliente e garantindo o recebimento regular para a empresa.
  • PIX: possibilita pagamentos instantâneos, 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados. Ele também elimina custos associados à emissão de boletos e garante recebimento imediato, otimizando o fluxo de caixa da empresa.

Leia também: Pix para empresas: quais as vantagens?

6. Ofereça vantagens para quem pagar antecipado

O melhor para o caixa da sua empresa é sempre receber o valor antecipado. Para que isso aconteça, ofereça vantagens para quem paga antecipado. Descontos, brindes ou benefícios exclusivos podem motivar os clientes a quitarem suas dívidas antes do vencimento.

Como cuidar da gestão de contas a receber

Se a administração financeira consome muito do seu tempo, conte com o Contas Online, uma plataforma de gestão financeira empresarial. Com a ajuda do nosso sistema você consegue:

  • Acompanhar vencimentos de todos os seus clientes;
  • Identificar valores devidos por cada cliente;
  • Analisar e planejar o seu fluxo de caixa com mais clareza;
  • Exportar relatórios detalhados sobre as contas a receber;
  • Acessar todas as informações de forma prática, pelo celular, tablet ou computador.

Leia também: Controle de contas a pagar: como fazer corretamente?


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