Controle de contas a receber: 6 dicas para uma boa gestão

Confira como você pode controlar as contas a receber através de 6 dicas práticas que separamos para você.

10.08.2020
3 minutos de leitura
Controle de contas a receber: 6 dicas para uma boa gestão

Você sabe a importância do controle de contas a receber? Além de ajudar você a acompanhar os pagamentos dos seus clientes, também ajuda você a entender melhor o seu fluxo de caixa.

Por exemplo, você consegue prever em qual momento do mês terá mais dinheiro e usar esta informação ao programar o vencimento das contas.

Como fazer a gestão de contas a receber?

1. Organização é tudo

Um bom controle das contas a receber começa com uma boa organização. Ou seja, tenha controle de cada data de vencimento e do valor a ser recebido de cada um de seus clientes.

Use estas datas para criar uma rotina de emissão de cobranças. Assim você consegue enviar os boletos e avisos de pagamento com um prazo bom para você e para o seu cliente.

2. Conheça os perfis de seus clientes

Cada cliente tem um costume. Do mesmo jeito que têm aqueles que pagam no instante em que recebem o boleto, também existem aqueles que deixam para o último segundo e os esquecidinhos.

Mapeie este comportamento e se programe para mandar lembretes para aqueles que precisam de um empurrãozinho.

3. Não tenha vergonha de cobrar

Para muitos empreendedores, cobrar pode ser bastante desconfortável. Mas você precisa aprender a cobrar sem sentir vergonha.

Lembre-se: se você prestou um serviço ou vendeu algo merece receber por aquilo!

Envie lembretes e mostre para o seu cliente que você está aberto ao diálogo. Nem todos os compromissos não são cumpridos por conta de má fé.

4. Negocie com os seus clientes

Entre em contato com os seus clientes inadimplentes e ofereça uma negociação da dívida.

Entretanto, tenha em mente que esta negociação deve ser boa para ambas as partes. Então antes de se comprometer, certifique-se de que você sairá satisfeito com o que conquistou.

Esta negociação pode incluir a mudança de forma de pagamento, reparcelamento da dívida, congelamento de juros ou redução no valor.

5. Ofereça pelo menos duas formas de pagamento

Recomendamos que, além do boleto, você ofereça mais uma opção de pagamento para os seus clientes. Uma das mais utilizadas é a cobrança recorrente no cartão de crédito.

Este método é excelente para reduzir o seu índice de inadimplência. Além de facilitar a vida do cliente, a cobrança automática garante que o pagamento será sempre feito em dia.

6. Ofereça vantagens para quem pagar antecipado

O melhor para o caixa da sua empresa é sempre receber o valor antecipado. Para que isso aconteça, ofereça vantagens para os seus clientes. Pode ser um pequeno desconto na fatura seguinte ou algum brinde.

Como cuidar da gestão de contas a receber

Se você tem pouco tempo para administrar as finanças da sua empresa, indicamos que use o Contas Online - um sistema de gestão financeira empresarial. Com a ajuda do nosso sistema você consegue:

  • Acompanhar os vencimentos de todos os seus clientes;
  • Saber exatamente quanto cada um deve;
  • Entender o seu fluxo de caixa;
  • Exportar relatórios completos de todas as contas que deve receber;
  • Acessar estas informações de onde você quiser, com seu celular, tablet ou computador.

Ilustração

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