O consumo consciente é um assunto ligado à sustentabilidade, ambos são essenciais para se ter uma sociedade responsável, que reflete sobre como os seus hábitos e escolhas individuais podem atingir o todo.
Conforme a pesquisa Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2022, realizada pela Abrelpe - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o Brasil gerou mais de 81 milhões de RSU - Resíduos Sólidos Urbanos, sendo 1,04% a mais do que em 2021.
Ainda segundo a pesquisa, apenas 61% desses resíduos receberam a destinação ambiental adequada, essa falta gera problemas graves que afetam tanto o meio ambiente quanto a saúde pública. Como produzimos esses resíduos em larga escala, o consumo consciente é de grande importância na ajuda a diminuir o impacto ambiental causado pelo consumo desenfreado.
O que é o consumo consciente?
É ter a consciência de que o consumo de qualquer produto acarretará consequências positivas ou negativas de modo geral. Aquilo que você compra pode afetar não apenas você, como o meio ambiente, a sociedade e também a economia. Por este motivo, se informar a respeito do que compra pode evitar excessos, desperdícios e minimizar os impactos negativos.
Leia sobre: Controle de Gastos Pessoais: Datas Comemorativas
Qual a importância do consumo consciente?
Os benefícios de adotar essa prática, também podem usualmente atingir os vários setores da sociedade, bem como no que lhe diz respeito. Sendo assim, abaixo listamos alguns deles:
- Preservação dos recursos naturais
- Acarretar um menor impacto ambiental
- Promover a economia circular
- Diminuir o desperdício
- Economizar dinheiro
Agora que vimos algumas particularidades desse consumo, a seguir você ganha o conhecimento do que fazer para implementá-la no seu dia a dia.
5 passos para ter um consumo consciente
1- Planeje todas as suas compras
O planejamento é um importante aliado, qualquer pessoa que deseja ter foco e eficiência ao resolver seus objetivos precisa se planejar. Desde uma simples lista de compras para o mercado a comprar um imóvel.
Ao planejar suas compras você se torna seletivo, escolhendo apenas o que é necessário e na quantidade exata, isso evita compras impulsivas e desnecessárias. Ninguém deseja jogar dinheiro fora, então avalie suas compras e reveja se realmente todos os itens são essenciais.
2- Avalie os impactos do seu consumo
Priorize a qualidade dos produtos, optando por alimentos mais frescos e saudáveis. Além da sua saúde, leve em consideração o impacto no seu bolso, pesquise tanto os preços quanto a qualidade do produto.
Outro ponto importante é atentar se há como reutilizar embalagens e produtos, optando por produtos recicláveis você colabora diminuindo a quantidade de resíduos dos produtos não recicláveis no meio ambiente.
3- Consuma apenas o necessário
Quando você passa a consumir apenas o que é necessário, você diminui os seus gastos e passa a dar preferência a produtos que tenham mais qualidade e também durabilidade. Basta ponderar o que realmente deve ser prioridade em seu consumo e o que daria para viver sem.
4- Separe o seu lixo
Fazer a correta separação do seu lixo é o básico para a preservação do meio ambiente, como vimos acima, o lixo que não tem seu devido descarte traz problemas ambientais e também à sociedade.
Separando corretamente você ajuda com a redução da degradação ambiental(solo, água, ar), com a economia de recursos naturais(energia e água) e também a gerar renda, principalmente para os catadores que sobrevivem da venda de materiais recicláveis.
5- Cobre seus políticos
O consumo consciente é uma ação do coletivo, temos que estar em sincronia para fazer a diferença no mundo que vivemos. Logo, cobrar por políticas públicas que visam a sustentabilidade e que incentivam a conscientização e educação a respeito desse assunto é imprescindível para termos resultados mais eficazes.
O consumo consciente na sua vida financeira
O consumo consciente está diretamente ligado à sua vida financeira. Nos tópicos a seguir, confira as vantagens que ele pode proporcionar a você e ao seu bolso.
- Controlar o uso de água, luz e gás - diminui o valor pago nelas ao fim do mês.
- Fazer pesquisas - com pesquisas e comparações de valores você gasta menos e pode obter um custo-benefício mais em conta.
- Optar por qualidade em vez de marca - preze a qualidade do produto em vez da marca, nem sempre o mais caro é o melhor.
- Prefira andar a pé - economize no combustível ou em aplicativos de carros.
Conclusão
As vantagens e benefícios de um consumo consciente são inúmeras, principalmente no seu bolso. Mudar de hábito nem sempre é fácil, mas com um pouquinho de determinação e persistência isso é possível. Então reveja seus gastos, procure diminuir o desperdício, seja na água, luz, alimentos e busque sempre se planejar e realizar pesquisas antes de adquirir algo.
Desenvolver bons hábitos melhoram sua qualidade de vida tanto em questões de saúde quanto em questões financeiras. Ao evitar gastos e desperdícios, mais dinheiro sobra no seu bolso, são recursos que podem ser direcionados a recursos úteis ao longo da sua vida, como formar uma reserva de emergência, fazer uma viagem dos sonhos, ter uma previdência privada, entre outros.
Um importante aliado para que você possa cuidar das suas finanças com maestria é ter um gestor financeiro. E o sistema do Contas Online pode ser perfeito para você. Venha saber mais.
Contas Online
Com o Contas Online você consegue monitorar todo o seu fluxo de caixa. O sistema conta com mais de 20 funcionalidades e pode ser personalizado da maneira que você achar melhor. Com ele você é capaz de classificar suas despesas e receitas de maneira prática e eficaz.
O sistema possui também o recurso de Metas, onde você pode estipular um orçamento limite para determinada categoria e analisar quanto você já gastou e quanto ainda pode gastar nela sem estourar o seu limite. É ideal para você que quer mudar os hábitos e adotar um consumo consciente daqui em diante.
Faça um teste de 7 dias grátis no sistema, e aprenda tudo o que o sistema tem a oferecer. Cadastre-se já!