Nossa vida é cheia de incertezas, e às vezes quando tentamos fazer algo, as coisas não saem exatamente do modo como esperávamos. Por isso, quando temos um plano, um propósito a seguir, a possibilidade de enfrentar e vencer essas eventualidades se torna mais possível. Principalmente, quando se trata do nosso financeiro.
Logo, a reserva de emergência é um importante parceiro para combater esses imprevistos, sobretudo, os financeiros. Com o seu controle financeiro em dia, você fica bem menos propenso a se endividar.
Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) realizada em janeiro de 2023, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 78,0% das famílias que ganham até 3 salários mínimos estão endividadas, o percentual mostra que teve um aumento de 1,9% em relação a janeiro do ano passado.
Embora a conscientização sobre finanças e investimentos venha mudando e aumentando nos últimos tempos, ainda existem muitas pessoas físicas e famílias que não mantêm um controle financeiro. Isso se dá, possivelmente, à baixa renda das pessoas, ao desemprego, à falta de uma educação financeira, entre outros.
Diante disso, preparamos esse artigo para ajudar quem deseja começar uma reserva, mas não sabe por onde.
Mas, antes de tudo, vamos saber o que é e para que serve uma reserva de emergência.
Reserva de emergência e sua utilidade
Reserva de emergência ou financeira, como o próprio nome já diz, é uma reserva que você utiliza em casos de emergências. É um plano de contingência caso alguma eventualidade venha acontecer. Esse recurso imediato te deixa preparado para possíveis imprevistos e evita que você tenha que se valer de empréstimos para tentar resolvê-los.
Como montar sua reserva?
Em princípio, você deve estar ciente de todas suas despesas e receitas, para poder separar uma quantia para a sua reserva. Essa quantia dependerá do seu orçamento e de qual porcentagem do seu salário líquido você pode destinar a essa reserva sem lhe fazer falta.
É bom estipular um prazo para sua reserva, com uma meta em vista você terá mais motivos para concluí-la. E tenha em mente que quanto mais você puder separar, mais rapidamente você conseguirá montá-la. Então, se sobrar um pouquinho a mais no mês, por que não o destinar à reserva?
Quanto precisa ter minha reserva?
Geralmente, o valor de uma reserva de emergência costuma conter de três meses a um ano dos seus gastos mensais. Para saber o valor ideal, é necessário que você faça o cálculo de suas despesas. Que no caso seria, seu gasto mensal multiplicado pelo número de meses referentes a sua reserva.
Exemplificando, vamos supor que seus gastos mensais sejam de 2.300 reais, juntando os custos fixos, variáveis, extras, etc. E você quer que sua reserva seja de três meses, então ela teria que ter 6.900 reais, para cobrir as despesas desse período.
Atente-se!
A reserva não deve ser utilizada para nada além de emergências. E toda vez que você utiliza uma quantia parcial ou total desta reserva é imprescindível que você a reponha.
Para não restar dúvidas, é considerado emergência financeira:
- Perda do emprego
- Despesas médicas
- Reparo no carro
- Reparo na casa
A reserva te tira do sufoco inesperado, para que você dê uma respirada antes de se reerguer.
Agora que vimos os detalhes importantes sobre a reserva de emergência, vejamos onde seria o melhor lugar para mantê-la até que ela seja utilizada.
Onde pôr sua reserva?
Como essa reserva é para casos de urgência, você tem que mantê-la em um lugar onde ela dê lucro e possa ser retirada a qualquer momento.
Desse modo, qual o melhor lugar para manter essa reserva? Se você respondeu, poupança, está enganado. Embora muita gente esteja acostumada com esse tipo de reserva, ela não é a mais ideal, visto que o rendimento é bem baixo.
Hoje, com as inúmeras fintechs e corretoras disponíveis, temos alternativas melhores e mais viáveis, com liquidez diária para investir esse dinheiro. E considerando a inflação, que faz seu dinheiro perder o poder de compra ao longo do tempo, você tem que estar atento às melhores opções.
Leia mais sobre Renda fixa: O que é investimento em Renda Fixa e quais as principais opções?
Concluindo
Com a reserva de emergência você pode evitar um estresse financeiro. Tenha atenção aos seus custos fixos e variáveis, veja onde pode poupar, o que pode separar para montar sua reserva e estipule um prazo para montá-la.
Encontrar maneiras de economizar e priorizar as metas em sua vida é fundamental para que você tenha menos preocupações e uma vida financeira saudável.
Quer uma reserva de emergência, mas não sabe como ou por onde começar?
Vem com o Contas Online, que ele te ajuda!
Como vimos, um fator importante para se ter uma reserva de emergência é você cuidar do seu controle financeiro. E o Contas Online é a ferramenta ideal para você monitorar suas receitas e despesas. Com ele você pode fazer lançamentos, criar metas, gerar relatórios e gráficos para ajudar na sua análise e tomada de decisão.
Faça um teste de 7 dias grátis e comece a ter suas contas sob seu controle.