O que é commoditie e como elas influenciam no preço do produto final?

As Commodities são determinados produtos ou bens comercializados nas bolsas de valores ao redor do mudo. Elas agregam valor comercial e de estratégia a seus países.

Redator(a) Stefany Ribeiro Por Stefany Ribeiro
14.08.2023
8 minutos de leitura
Commoditie: o que é e sua influência na economia

A exportação e importação de commodities são importantíssimas para a economia nacional e mundial. A comercialização dessa matéria-prima tanto para fabricação quanto para o consumo, além de formar laços comerciais, agregam ganhos na balança comercial do país que produz e exporta.

Segundo a Balança Comercial Preliminar Mensal, de julho de 2023, divulgada pela Secretaria de Comércio Exterior, as exportações tiveram uma queda de −2,6% se comparado ao período anterior correspondente. O valor dessa queda chegou a ser R$29,06 bilhões a menos que em 2022.

Embora o café não seja a commoditie que mais exportamos, o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Sua produção ocupa mais de 2,20 milhões de hectares de solo brasileiro, produzindo tanto café arábica quanto conilon. A previsão de 2023 é que a safra atinja mais de 54 milhões de sacas de 60Kg.

Assim como o café, as outras commodities são uma relevante fonte de receita para as regiões de onde são extraídas, além de proporcionar empregos e sustentabilidade à economia nacional.

Ilustração

O que são commodities?

Recapitulando, as commodities são mercadorias do setor primário, onde se encontram produtos que fornecem a matéria-prima à sociedade. Ou seja, servem de base para a produção da indústria no mundo inteiro.

Alguns exemplos são:

  • café
  • soja
  • milho
  • petróleo
  • alumínio
  • minério de ferro
  • ouro
  • carne (boi gordo)
  • açúcar, melaços

Origem

A palavra vem do termo em inglês “commodity” que, traduzido livremente, significa “mercadoria”. Um produto produzido em abundância, que pode estar em seu estado bruto ou em um pequeno grau de industrialização. Podem ser de origem agropecuária, obtido por meio de extração ambiental e/ou mineral.

Classificação

Elas podem ser classificadas segundo a sua origem, como vemos no quadro a seguir:

Tipos de commodities

Função

Como dito anteriormente, servem de insumos para a fabricação de outros bens aos diversos setores da indústria, bem como movimentam a economia global, sendo fonte de oferta e demanda. A variação de preços desses insumos e o volume com que são comercializados os tornam atrativos para o mercado de negociação e investimentos.

Leia também: Por que ter uma Carteira de Investimentos?

Ranking de exportação no Brasil

Na tabela abaixo você pode verificar os produtos mais exportados no primeiro semestre de 2023 e o seu respectivo valor em dólar.

Fonte: ComexVis

Leia: IPCA: como ele causa impacto nas suas finanças pessoais?

Como os preços das commodities são determinados?

Sua comercialização segue o mercado internacional, portanto suas negociações são feitas em bolsa de valores ou em bolsas de mercadorias. E o preço delas sofre variação por conta de diversos fatores que agem diretamente sobre elas, podemos citar:

Condições Climáticas

Tempo seco e escassez de chuvas, ou chuvas intensas demais, como os efeitos de La Niña e El Niño nas regiões do sul e do nordeste, costumam trazer muitas perdas na produtividade dos grãos.

Exemplos:

  • A safra do milho que com o tempo seco em 2019/2020 teve uma perda significativa, juntando isso à intensa demanda internacional, fez com que o preço aumentasse em 100%.
  • A safra do café sofreu danos climáticos em 2021/2022 com as geadas no Brasil e falta de chuva. Juntamente a isso teve a pandemia que causou forte oscilação na bolsa e também no dólar. O valor do café acabou disparando e atingiu sua máxima em mais de 25 anos.

Geopolítica

Fatores sociopolíticos que levam um país a parar de importar ou exportar para outros países. Um exemplo disso é a guerra na Ucrânia, um modo que alguns países da Europa ocidental encontraram para retaliar a invasão militar da Rússia foi tentar diminuir a importação de gás natural russo.

Retirando o gás russo de perspectiva, as opções de importação diminuem, a oferta diminui. Desse modo, quem tem para exportar aumentará o valor já que a demanda continua sendo a mesma.

Ilustração

Flutuação Cambial

A flutuação cambial age de maneira a equilibrar as trocas entre a moeda nacional e as moedas estrangeiras. Sua regulação é feita pela força do mercado. Sendo assim, as cotações variam conforme a oferta e a demanda das exportações e importações.

O dólar é usado como referência e parâmetro de comparação em todo mundo. Mesmo na situação atual, isso se dá principalmente por ser considerado uma moeda com mais estabilidade e os EUA serem de grande influência econômica. Logo, para analisar qualquer moeda, antes é necessário saber o seu valor comparado-a ao dólar.

Oferta e Demanda

Como vimos nos fatores acima, quase todos eles acabam sendo determinados também pela oferta e demanda. A oferta sofre influência pela produção mundial, a quantidade e qualidade das safras, interrupções na cadeia de suprimentos e também conforme o estoque disponível.

Já a demanda é influenciada por fatores diretamente ligados à economia, como o desenvolvimento industrial, crescimento populacional e as mudanças de padrões de consumo. E resumidamente, quando há pouco a ser ofertado, o preço sobe e quando há muito o preço tende a cair.

Política Governamental

A política também causa impacto nos preços das commodities, quando há alteração nos valores de tarifas, nos subsídios, e outras decisões que podem indiretamente chegar à precificação.

Podemos citar como exemplo o PSE — Producer Support Estimate, ferramenta utilizada para avaliar, de forma comparativa, as políticas agrícolas entre os países. Ela dá suporte ao preço de mercado, às receitas perdidas e também às despesas orçamentárias do governo.

Impactos no seu bolso

Interdependência econômica é o que chamamos quando insumos de alguma região ou país são essenciais para a fabricação de produtos em vários outros países ou regiões. E sua privação ou escassez pode acarretar impactos em todos os minimamente envolvidos.

Um exemplo disso é o trigo, uma manufatura produzida e importada da Argentina, caso sofra perda de safra ou estoques irá afetar muitos países que dependem dessa matéria-prima. Como o próprio Brasil. Assim o preço do pão, do bolo e tudo que em sua produção vai trigo terá alteração no preço. Logo, chegará ao seu bolso.

Como investir?

Como dito anteriormente, elas são comercializadas na B3, que possui um ICB — Índice de Commodities Brasil, onde é possível usá-lo como parâmetro de rentabilidade. Assim você tem uma referência para medir o desempenho da commodity que deseja negociar.

A Bolsa tem um ambiente próprio para essas negociações, o chamado Mercado Futuro, onde os contratos de compra e venda de ativos são para datas futuras. Você não paga o valor total negociado, mas recebe apenas o lucro ou paga a diferença em caso de perda.

E no geral, qualquer pessoa que for começar a investir tem que antes possuir uma conta em corretora de investimentos ou alguma instituição autorizada a intermediar as negociações. Ter acesso ao home broker é fundamental para interagir no mercado de capitais.

E lembre-se, entrar no mundo dos investimentos é necessário consumir bastante informações, seja de seu funcionamento, termos e principalmente do que é negociado lá. Como vimos, as commodities podem sofrer impactos de fatores externos, então, estar atentos as notícias do mundo e do mercado pode te levar a fazer bons investimentos.

Conclusão

Concluindo, uma commodity é a matéria-prima usada para indústria na produção de um bem de consumo da sociedade. Existem vários tipos que podem ser comercializados, desde agrícolas até as do ramo petroquímico e todas são de suma importância para os diversos setores da sociedade, principalmente os de subsistência.

Além de tudo, contribuem economicamente para o desenvolvimento dos países do mundo inteiro. Seu preço pode sofrer influências, do clima, da política, do câmbio e principalmente da oferta e demanda. A venda e compra desses insumos é toda feita por meio das bolsas de valores ao redor do mundo.

Contas Online

Já conhece o Contas Online?

Ele é um sistema de controle financeiro que te ajuda a manter suas contas na linha. Com ele você pode monitorar todo o seu fluxo de caixa usando recursos e funcionalidades pensados unicamente em proporcionar praticidade e eficiência na sua gestão financeira.

Com categorias personalizáveis, consultas e relatórios para lhe ajudar da melhor maneira possível a manter seu controle financeiro na linha.

Cadastre-se e venha conferir o sistema com 7 dias de teste grátis.

Ilustração

Feedback

Gostou ou foi útil este conteúdo?