A B3 é a bolsa de valores brasileira, considerada a maior da América Latina. Segundo o relatório sobre pessoa física de 2023, os investidores passaram de 4,27 milhões no primeiro trimestre de 2022 para 5,3 milhões de investidores no primeiro trimestre de 2023.
O aumento de investidores no mercado movimenta toda a economia brasileira. As empresas abrem seu capital para poder captar recursos e assim darem andamento aos seus projetos de crescimento e inovação. O que, na prática, gera emprego e aumento na renda do país.
Já o investidor compra essa fração da empresa para se tornar sócio e assim receber uma porcentagem dos rendimentos que ela venha a ter.Esses rendimentos são divididos conforme a fração do investimento que você possuir.
Quer aprender mais sobre o que é a B3 e como ela funciona? Siga lendo e descubra o mercado de ações.
O que é a Bolsa de Valores Brasileira?
A Bolsa de Valores Brasileira, também conhecida como B3 - Brasil, Bolsa, Balcão, é uma empresa de infraestrutura que organiza o mercado financeiro, que atua em bolsa e também balcão. É nela que ocorrem as negociações de ativos e títulos de renda variável ou fixa, entre empresas e investidores.
Como vimos, o objetivo da instituição ao vender suas ações, é captar dinheiro para dar andamento em seus projetos e aumentar seu lucro. Outra consequência dessa venda é a empresa ter valorização nas suas ações, que está diretamente relacionada às expectativas dos investidores e ao desempenho que a empresa vem mostrando.
Bolsa
Onde ocorre a realização de operações que estão registradas na B3, trabalha com transparência e segurança. Contém uma série de custos e exigências aos quais as empresas precisam seguir para que suas ações sejam vendidas no mercado.
Entre as exigências que a bolsa cobra das empresas, podemos citar:
- Práticas de Governança Corporativa
- Transparência
- Demonstrações financeiras auditadas
Balcão
Já no mercado de balcão, as operações de ativos não estão registradas na B3. Sendo assim, sua venda e compra ocorre por meio de bancos de investimentos autorizados pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários, corretoras de valores ou distribuidoras.
Entre os ativos comercializados, podemos citar:
- Fundos de Investimentos
- Debêntures
- ETFs - Exchanges Traded Funds
- BDrs - Brazilian Depositary Receipts
- Títulos Imobiliários
- Derivativos financeiros
Entre outras características desse mercado, tem-se a flexibilidade quanto aos registros de transações, realizadas por instituições específicas como a SOMA - Sociedade Operadora de Mercados e Ativos, e o espaço para negociação é apenas remoto.
Veja no quadro abaixo um resumo das principais diferenças entre a Bolsa e o Balcão:
Como funciona a Bolsa de Valores?
Para que uma empresa possa comercializar seus ativos na bolsa de valores, ela tem que realizar o IPO, que seria uma oferta inicial de suas ações. Após essa entrada, ela se torna uma empresa de capital aberto, ou seja, qualquer pessoa pode comprar uma parcela desse capital e se tornar um sócio da empresa.
Quem fiscaliza?
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tem o objetivo de fiscalizar, disciplinar e desenvolver o mercado de bolsa e de balcão. Assegurar o bom funcionamento desses mercados evita que ocorram fraudes ou manipulações na oferta e nos preços dos ativos negociados, protegendo, assim, os titulares e investidores desse mercado.
Volatilidade
A volatilidade da bolsa segue o Índice do Ibovespa, já que ele mede o desempenho das ações. É uma carteira teórica que possui os ativos que mais geram volume de negociação em determinado período na B3.
Entre as ações que compõem essa carteira temos:
Além dos listados na tabela acima, outros tantos são frequentemente negociados no mercado. E essa recorrência influencia diretamente na variação do índice. Se a bolsa está em alta, é porque o índice está em valorização, ou seja, as empresas estão crescendo e é uma boa oportunidade para vender os ativos.
Se o Ibovespa estiver em queda, significa que as empresas de Capital Aberto podem não ter tido o desempenho desejado, e o efeito manada reflete no valor de seus ativos. Assim eles podem diminuir, o que é uma boa oportunidade para os investidores que querem comprá-los.
Como investir na bolsa de valores?
Abaixo você encontra um passo a passo para começar a investir na bolsa:
Passo 1 - Ter uma conta em uma corretora de valores
Ela será a intermediária entre os seus recursos e a compra dos ativos. Assim que criá-la, transfira o valor que deseja investir.
Passo 2 - Perfil de Investidor
Descobrir o seu perfil é fundamental para saber no que você almeja investir, e quais são os riscos que você está disposto a correr nos investimentos. Na própria corretora é possível responder algumas perguntas para determinar seu perfil.
Passo 3 - Home Broker
Toda corretora tem essa opção, que é onde você encontra todos os títulos e fundos disponíveis para compra e venda. Só deve respeitar o horário do pregão, que é quando as negociações são feitas.
Passo 4 - Comprar a ação
Na página do Home Broker você pode pesquisar o ativo que deseja comprar, verificar seu valor tanto no lote padrão de 100 papéis, quanto por frações. Na compra fracionada, é necessário acrescentar a letra ‘F’ no final da sigla do investimento. Como exemplo: ABEV3F ou PETR4F.
Quem pode Investir
Qualquer pessoa que tenha um CPF e uma conta em corretora, pode ter cadastro na B3 e começar a investir. O importante é estar sempre informado sobre a empresa que deseja investir e quais são seus objetivos e metas para escolher tal opção.
O que é negociado na Bolsa de Valores?
Títulos
“… são títulos que representam uma pequena fração do capital social de uma empresa” - Edson Oliveira
Ou seja, ao obter uma ação você se torna proprietário de uma parcela da empresa.
Elas são divididas em:
- Ordinárias - sigla ON. Além da ‘parte’ na empresa têm direito a voto em assembleias.
- Preferenciais - sigla PN. Não tem direito a voto, mas têm preferência no recebimento de dividendos, além de receber valores maiores.
Como classificado pela B3:
“Debênture é um título de crédito emitido por sociedade de ações com a finalidade de captar recursos para investir em suas atividades ou alongar dívidas.” (Debêntures)
Esse tipo de investimento é semelhante ao Tesouro Direto, onde você empresta dinheiro ao governo. Porém, por ser tratar de um empréstimo a uma instituição privada, ele não tem a garantia do tesouro e nem do FGC - Fundo Garantidor de Crédito. Assim sendo, o risco é maior, já que o pagamento depende da saúde financeira da empresa emissora.
Apresentam três características essenciais:
- Ser uma obrigação de crédito - o investidor tem o direito de receber de volta o valor aportado, acrescido de juros.
- Enquadrada como valor mobiliário - possibilidade de emissão em séries, registro junto à CVM.
- Possibilidade de conversão em ações - o que confere flexibilidade, pode ser tanto de crédito obrigatório, quanto de débito e patrimônio.
Fundos de investimentos
São comercializados baseados em algum ativo, índice ou grupo específico. Ao investir em um fundo você está adquirindo cotas de investimento. Exemplos de Fundos:
Como o próprio nome já diz, são fundos ligados a algum índice, como, por exemplo, o Ibovespa.
Fundos Imobiliários (FIIs)
Ativos referentes ao mercado imobiliário, opção de investir diretamente em imóveis, CRIs - Certificado de Recebíveis Imobiliários, LCIs - Letra de Crédito Imobiliário, entre outros. Esse tipo de fundo tem que distribuir pelo menos 95% do lucro a seus cotistas e não é permitido o resgate antes do prazo.
Horário da Bolsa de Valores
Os horários de negociação na bolsa são bem variáveis, tudo depende do tipo de mercado e o que será negociado. Na tabela abaixo você pode verificar os horários de pré-abertura e negociação da bolsa.
Outras operações como cancelamentos e call de fechamento podem ter horários diferentes, assim como as negociações de balcão organizado, para conferir todos eles acesse Horário de Negociação da B3.
Conclusão
Na B3 você pode encontrar ativos de todos os tipos. Pode fazer operações tanto na Bolsa de Valores, onde têm regras mais rígidas e cotas de empresas mais seletivas. Como também, fazer operações em Balcão, onde você encontra mais opções para negociar, com um valor menor. Mas embora o Balcão seja fiscalizado, não têm a garantia de compra e venda da B3 como a Bolsa.
Para todos os casos, independente de onde resolva investir e quais ações ou títulos deseja possuir, é necessário que você faça pesquisa sobre ele. Conheça a empresa, como ela vem se saindo nos últimos dez anos, qual é a política empresarial e sua cultura organizacional. Tudo isso pode lhe ajudar a escolher boas empresas para montar sua carteira de investimentos.
Outro ponto importantíssimo sobre investir é ter um controle financeiro. O controle te ajuda a dividir com melhor eficácia e desempenho os seus recursos, sem gastos supérfluos ou desnecessários. Um sistema que pode lhe ajudar e muito nesse processo é o Contas Online.
Já conhece? Não, siga lendo para mais informações.
Contas Online
O Contas Online é um sistema de gestão financeira simples e prático. Nele você pode realizar lançamentos de receitas, despesas, e também daquelas que são recorrentes, como uma conta de luz, água, etc.
Com mais de 20 funcionalidades, você consegue manter o seu controle do jeitinho que você precisa, inclusive registrar a quantia que você destina a seus investimentos. No Contas, é possível ativar ou desativar recursos, programar e-mails de aviso quando uma conta estiver prestes a vencer, e ainda estipular metas para se manter na linha.
Cadastre-se e ganhe 7 dias de testes, totalmente grátis!