No último ano, a ideia de uma Carteira de Identidade Nacional, um documento de identificação que abrangesse todos os números e inscrições importantes para o brasileiro, ganhou mais popularidade.
A ideia surgiu da necessidade de padronizar, entre todos os estados brasileiros, um documento único. Assim, as informações ainda podem estar um pouco desencontradas, deixando muitas pessoas confusas.
Além disso, questões como a veracidade e segurança do documento também são levantadas. Pensando nisso, criamos este material para você, leitor do Blog do Contas Online, ficar por dentro de todas as informações importantes sobre a Carteira de Identidade Nacional.
Nos próximos tópicos, você encontrará pontos sobre a emissão, segurança e praticidade do documento, bem como as versões digitais de diferentes documentos.
Por que uma Carteira de Identidade Nacional?
A Carteira de Identidade Nacional - CIN - é o novo documento lançado pelo Governo Federal. Ela tem como objetivo, unificar a forma de identificação em todo o território nacional, fazendo assim, com que a verificação por parte do governo se torne mais prática e ágil.
Ou seja, a nova CIN terá padrão nacional, e terá meios diferentes de garantir a segurança do brasileiro, diminuindo as chances de fraude de documentos.
Além disso, com o novo documento unificado, o Governo Federal tem uma melhor atuação no que diz respeito ao acesso aos dados dos brasileiros. Ou seja, haverá a unificação de dados da Receita Federal, INSS e entre outros.
Isso é uma forma de facilitar a vida do brasileiro quanto à sua necessidade de serviços governamentais ou de terceiros que seja necessário a apresentação desses dados, como bancos e cartórios.
E claro, o novo documento servirá como identificação no estrangeiro, ou seja, ele também será um documento para viagens. Lembrando que não substituirá o passaporte, ele poderá ser usado em países com acordos específicos com o Brasil.
Segurança e QR Code
Primeiro, um ponto que deve ser considerado sobre o novo RG é sobre a segurança do mesmo. Afinal, o novo documento terá atuação em conjunto com a Lei Geral de Proteção de Dados - a LGPD - tornando a emissão segura.
A grande novidade no documento é o QR Code. Este será um código de fácil leitura através de câmeras de celular, que facilita na hora da apresentação e pesquisa do documento no banco de dados nacional.
Cada CIN terá um QR Code, tornando-a única e dificultando a possibilidade de fraude do documento, impedindo que pessoas de má-fé se passem por inocentes.
Emissão
A emissão será feita pelos órgãos responsáveis de cada estado brasileiro, sendo a mudança obrigatória para todos os cidadãos. Os antigos RGs terão validade ainda por 10 anos, e os estados, aos poucos, farão a transição para o novo documento.
É importante salientar que o número do CPF ainda será o número de registro geral da CIN e as pesquisas relacionadas ao indivíduo, ainda serão com base nesse cadastro.
Leia também: CPF Pendente de regularização: o que é e como regularizar
Como emitir a nova Carteira de Identidade Nacional?
A Carteira de Identidade Nacional terá duas versões, a impressa e a digital. A versão de papel, ou de policarbonato (para os estados que tiverem a opção) deverá ser emitida diretamente com a Secretaria de Segurança Pública do seu estado.
Você deverá comparecer até o órgão emissor mais perto de sua casa, com a sua certidão de nascimento ou casamento em mãos e complementar o processo de emissão. É importante lembrar que você terá que esperar o prazo para a retirada do documento.
Salientamos que nem todos os estados do país já estão emitindo novo documento, se informe antes com o órgão responsável do seu estado.
Carteira de Identidade Nacional Digital
Em busca de facilitar a vida do brasileiro, o governo tem lançado diversos documentos online, que você pode acessar a qualquer momento, de qualquer lugar. Com eles, as solicitações de empréstimos, serviços bancários, serviços de cartório, etc. ficam muito mais simples e práticos.
No caso da Carteira de Identidade Nacional, depois de emitida, você poderá encontrar a sua versão digital diretamente no app GOV.br.
Você pode baixar o app na sua loja de aplicativos Play Store ou App Store, iniciar a sessão na sua conta GOV.br previamente criada e seguir até a sessão “Meus Documentos”.
Quais outros documentos podem acessar digitalmente?
Diversos outros documentos também podem ser encontrados em formato digital. Dentre eles, temos:
Lembrando que estes documentos estão seguros em formato digital, protegidos pela LGPD. Mas também, é necessário que você mantenha atenção no seu login e senha do portal GOV.br para evitar acessos indevidos.
Contas Online
Conheça o Contas Online! Somos um sistema de controle financeiro, totalmente online, onde você consegue deixar suas finanças mais organizadas com apenas alguns cliques.
Você poderá fazer o registro das suas entradas e saídas, utilizando todas as mais de 20 funcionalidades do sistema. O recurso de Avisos por E-mail, por exemplo, com ele você não perde mais nenhum prazo, já que o sistema lhe avisa sobre as suas contas a vencer.
Além disso, o controle financeiro traz inúmeros benefícios, como a quitação de dívidas, a organização das despesas para conquistar uma meta, a possibilidade de montar uma reserva de emergência.
Tudo depende do primeiro passo! Conte com a gente para essa jornada rumo ao sucesso! Faça seu cadastro e teste grátis por 7 dias.