Transferências Bancárias: o que são, quais os tipos e como fazer?

Conheça os principais tipos de transferências bancárias e como fazê-las. Confira também como a tecnologia pode lhe ajudar a manter suas finanças organizadas e sob controle.

Redator(a) Maria Prado Por Maria Prado
21.06.2023
10 minutos de leitura
Saiba os tipos de transferências bancárias e qual a melhor opção

As transferências bancárias foram criadas com o intuito de trazer mais praticidade e rapidez para a nossa vida financeira. Fazer uma transferência via TED ou PIX pode nos poupar bastante tempo quando estamos na correria do dia a dia.

Elas surgiram como uma forma de facilitar nossa vida e a cada vez mais, o Banco Central e Febraban - Associação Brasileira de Bancos - buscam progredir ainda mais e nos proporcionar ferramentas ainda mais simples e práticas de se utilizar.

Era muito comum que tivéssemos que sacar o dinheiro em um caixa eletrônico, ir até outra agência e fazer o depósito na conta desejada. Depois, veio a facilidade e popularidade das transferências bancárias e é claro, a criação do PIX.

Dentre diversas taxas, limites e prazos das transferências de TED ou DOC, o PIX surgiu como um divisor de águas e se popularizou rapidamente no país. De acordo com a Febraban, no ano de 2022 houve mais de 24 bilhões de transações via PIX no Brasil, ou seja, foram cerca de 66 milhões de transações diárias.

A crescente popularização do PIX é vista através dos anos e reafirma como a tecnologia veio como uma forma de simplificar nosso cotidiano. A seguir, abordaremos mais sobre as principais diferenças entre as transferências bancárias, como elas funcionam na prática e é claro, como a tecnologia pode lhe ajudar não só a controlar suas transferências bancárias, como sua vida financeira como um todo.

Ilustração

O que é Transferência Bancária? Como funciona?

Basicamente, a transferência bancária é o envio de dinheiro através de contas bancárias, seja de mesma agência ou até mesmo entre bancos diferentes.

Como vimos anteriormente, esta ferramenta surgiu como uma forma de facilitar nossa vida no que tange às finanças, poupando nosso tempo em relação a pagar uma conta, enviar um dinheiro, etc.

Basicamente, para fazer uma transferência bancária você deve ir até uma agência, ou acessar sua conta através do sua internet banking. Você precisará dos dados bancários da conta beneficiada, ou seja, dados como agência e número da conta de quem você irá enviar o dinheiro. Caso você queira fazer um PIX, é necessário obter a chave pix do beneficiário para efetivar a transação.

Lembrando que, caso você faça a transação através da sua internet banking, alguns bancos exigem que o seu aparelho celular esteja autorizado para que a movimentação seja feita com sucesso. Você terá que ter acesso a todas as suas senhas e aos dados do recebedor.

Leia também: O que é PIX? Tire suas dúvidas sobre o novo meio de pagamento

Quais são os tipos de transferências?

Existem diferentes tipos de transferências bancárias, com taxas, limites e prazos diversos. Neste tópico, abordaremos três exemplos dessas transações, bem como suas principais características e vantagens. São elas:

TED

A Transferência Eletrônica Disponível, a TED, era talvez a mais conhecida antes da criação e popularização do PIX. Neste tipo de transferência, os valores são creditados no mesmo dia, caso a transação seja efetivada antes do horário de fechamento do banco. Não há limites de valor e pode ser feita entre diferentes bancos.

DOC

Já o Documento de Crédito — DOC é um pouco diferente. Mesmo que ainda, sim, você possa utilizar este tipo de transferência nas transações entre diferentes bancos, você terá o limite de valores até 4.999,00 e a compensação será feita com um prazo maior, podendo ser até no próximo dia útil.

PIX

Já o PIX é pagamento instantâneo brasileiro, ele pode ser feito a qualquer hora do dia, em todos os dias da semana. Além disto, o envio e recebimento do dinheiro é imediato, não levando nem alguns minutos para ser efetivado.

Conforme o Banco Central, para pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEIs) e empresários individuais (EIs) o PIX é gratuito, entretanto, pessoas jurídicas que não se encaixam entre MEIs e EIs podem ter seus recebimentos e pagamentos taxados. Vale lembrar também que por motivos de seguranças, muitos bancos oferecem diferentes limites de valor em transações via PIX.

Na tabela abaixo você encontra alguns exemplos de taxas cobradas pelos bancos em transferências TED e DOC.

Ilustração

Quais opções de transferência bancária vão deixar de existir?

Ainda segundo a Febraban, até 2024 as transferências bancárias por DOC e TEC deixarão de ser oferecidas pelos bancos no Brasil. Com a crescente ascendência do PIX, estas operações se tornaram obsoletas e os usuários estão priorizando a rapidez e gratuidade do PIX.

Como utilizar a tecnologia para controlar suas transferências bancárias?

Com a tecnologia, nossas transferências bancárias ficaram ainda mais fáceis e rápidas. O volume constante de transações ao longo do mês pode ser um desafio para manter tudo sob controle. Assim, o planejamento e organização das suas entradas e saídas é primordial para ter tudo coordenado.

A tecnologia não facilita somente nossa comunicação, procedimentos financeiros e conectividade. Também pode facilitar e muito a administração das nossas finanças, sejam pessoais ou empresariais.

Assim, sistemas de gerenciamento financeiro são uma aposta certeira para lhe ajudar nesta tarefa. Eles oferecem diversos recursos que lhe possibilitam registrar e controlar seu fluxo de caixa, aproveitando projeções futuras, bem como propondo uma visualização personalizada de relatórios.

Contas Online: Transferência entre Contas

No Contas Online, você terá diversos recursos para lhe ajudar a fazer o controle das suas finanças. Poderá separar seus registros de receitas e despesas por categorias, contas bancárias e muito mais.

Por exemplo, o recurso de Transferência entre Contas otimiza o seu trabalho, facilitando o seu registro de transferências bancárias. É muito simples, confira como funciona:

Ilustração

Faça o seu cadastro no Contas Online e teste grátis por 7 dias!

Ilustração

Feedback

Gostou ou foi útil este conteúdo?