Com toda a certeza, conhecer o perfil financeiro é importante para organizar as finanças pessoais. Afinal, cada pessoa tem um tipo de comportamento em relação às questões financeiras. E, claro, a partir desse perfil é possível se reconhecer e trabalhar para melhorar cada vez mais a educação financeira. Ao final deste artigo, você vai ficar por dentro sobre o que é perfil financeiro e os seus tipos. Pronto para a leitura?
O que é perfil financeiro?
A definição de perfil financeiro é bem simples: um conjunto de características e comportamentos que cada um possui na hora de lidar com o próprio dinheiro.
Ou seja, aqui foram criados alguns grupos bem definidos e com características únicas para agrupar pessoas de acordo com as suas características quando o assunto é gestão financeira própria.
Sem dúvida, você deve conhecer vários perfis de pessoas: aquelas que gastam mais e sem planejamento, outras que economizam bastante e também o meio termo.
Nesse sentido, identificar o seu perfil financeiro é uma ótima alternativa para uma autorreflexão, a fim de não só buscar estratégias mais relevantes, como também alcançar um perfil mais interessante.
Como já comentado anteriormente, cada pessoa possui um perfil financeiro, mas é possível reuni-las em grupos com características comuns.
Assim, entre os perfis financeiros, temos 5: devedor, gastador, desligado, poupador e investidor.
A seguir, vamos te apresentar cada um deles. Confira!
Tipos de perfil financeiro
Devedor
O primeiro perfil financeiro que você vai conhecer é o devedor. Mas, afinal, quais são as características desse perfil?
Geralmente, as pessoas que têm o perfil devedor são mais imediatistas, não lidam tão bem assim com planejamentos e no final gastam mais do que o necessário.
Por isso, todo esse descontrole financeiro pode acabar tendo como consequências dívidas e juros altos, por exemplo.
Pessoas com esse perfil estão sempre endividadas ou pedindo empréstimos tanto para bancos quanto familiares.
Ademais, é um perfil que não economiza dinheiro e não pensa no amanhã e na possibilidade de imprevistos.
A falta de planejamento financeiro pode acarretar em tormentos constantes devido à falta de dinheiro.
Gastador
Você deve estar pensando que o perfil gastador é muito semelhante ao perfil devedor.
Todavia, vale destacar uma diferença entre eles: o devedor gasta mais do que ganha e sempre está coberto de empréstimos; já o gastador acaba gastando apenas o dinheiro que ganha, gastando todo esse valor.
Bem como o devedor, o perfil financeiro gastador também não está preocupado com o futuro. Então, quando acontecem imprevistos, acabam se endividando.
Esse perfil é bem característico em pessoas que não pensam em reserva de emergência e nem em investir suas economias.
Além disso, os gastadores costumam gastar com supérfluos e compras impulsivas, por exemplo.
De fato, planejamento não é o forte desse perfil.
Leia também: Gestão de compras: como realizar esse processo de forma mais eficiente?
Desligado
Uma das características principais do perfil desligado é que aqui não é feito um controle das finanças.
Ou seja, muitas dúvidas são recorrentes: “quanto terei disponível no próximo mês?”, “quanto devo gastar?”, “vale a pena investir e como fazer?”.
Pessoas com o perfil financeiro desligado não se preocupam com investimentos e poupança, evitando pensar no aspecto financeiro.
Normalmente, essas pessoas gastam moderadamente, mas têm bastante dificuldade em acumular capital e ter uma independência financeira.
Poupador
O perfil financeiro poupador sabe a importância de economizar dinheiro e pensa com cautela antes de realizar uma compra.
Dessa forma, parte dos recebimentos do mês são poupados e é bem comum que pessoas com esse tipo de perfil levem uma vida mais simples por opção, não tendo muitas ambições financeiras.
Os poupadores já se preocupam mais com o futuro, planejando economias e realizando investimentos mais conservadores para não correr riscos.
Mas muitas vezes acabam não estudando tão profundamente sobre as múltiplas possibilidades do universo das finanças.
Geralmente, essas pessoas são mais calculistas e podem até ser confundidas com mãos-de-vaca.
Investidor
Estudar finanças está entre as principais características do perfil financeiro investidor.
Afinal de contas, essas pessoas são mestres no planejamento e economia de dinheiro.
Além disso, estão sempre em busca de novos conhecimentos sobre aplicações e estudar os riscos em detalhes de cada uma delas.
Por isso, costumam ser mais disciplinadas financeiramente e se preocupam bastante com o amanhã, reserva de emergência e independência financeira.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é perfil financeiro e conhece os 5 tipos, reconhecer o seu e trabalhar para alcançar o perfil desejável é o próximo passo.
E como o Contas Online pode te ajudar?
O Contas Online é um sistema de controle financeiro para uso empresarial ou pessoal, totalmente personalizável, que te ajuda a controlar todas as suas despesas e receitas, permitindo uma análise completa dos seus gastos.
Agora controlar as suas contas com facilidade e segurança ficou muito mais prático!
Aproveite para conhecer todas as funcionalidades do Contas Online gratuitamente!