Quais são os 4 passos para uma organização financeira?

Confira os quatro passos para adquirir uma boa organização financeira e conte com a tecnologia para te auxiliar no processo!

14.09.2022
11 minutos de leitura
Quais são os 4 passos para uma organização financeira?

Um dos principais assuntos que preocupam boa parte da população brasileira é a organização financeira e como manter um bom controle de gastos para a sua rotina pessoal e empresarial. Segundo dados realizados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 58% dos brasileiros não se dedicam às próprias finanças.

Como você já deve ter lido aqui no blog do Contas Online, é muito comum que as pessoas cheguem à idade adulta sem saber exatamente como lidar com o seu dinheiro. Como consequência, essas pessoas acabam lidando com problemas financeiros comuns, como dívidas, atrasos no pagamento e até mesmo a insatisfação pessoal.

A verdade é que a organização financeira não é uma tarefa impossível: o que pode parecer mais difícil é o início dessa rotina. Dessa forma, depois que você estabelece um esquema para as suas próprias finanças, torna-se muito mais fácil organizar e controlar as despesas da sua casa e também as do seu negócio.

Pensando em te auxiliar nesse pontapé inicial, montamos este artigo com os quatro primeiros passos para uma organização financeira plena e com metas possíveis para a sua realidade. Aqui, o nosso objetivo é oferecer dicas práticas para você aplicar na sua rotina e entender, de uma vez por todas, como organizar a sua vida financeira.

Continue a leitura!

Como montar metas e objetivos financeirosBaixe o e-book e saiba mais sobre este assuntoE-book Gratuito

Passo 1: tenha um objetivo

Muitas pessoas acabam se complicando financeiramente por não estabelecerem quais são as prioridades na vida pessoal ou do seu negócio.

Não saber exatamente o que você quer e quando quer realizar esse objetivo dificulta o processo de enxergar o dinheiro como um instrumento de conquistas e liberdade. Dessa forma, o primeiro passo para se organizar financeiramente é definir as suas metas financeiras.

Uma boa dica para iniciar o processo é começar a definir as prioridades por períodos diferentes. O que você quer atingir daqui a um mês, um ano ou dez anos? Por se tratarem de tempos distintos, as prioridades de curto, médio e longo prazo devem ser planejadas separadamente.

Em casos de finanças familiares, o nosso conselho é reunir a família para discutir esse assunto. Dessa forma, o objetivo fica bem definido e todos passam a batalhar em prol do alcance financeiro estabelecido.

Passo 2: evite grandes gastos

Pode parecer simples, mas a verdade é que evitar grandes gastos é uma excelente forma de se organizar financeiramente.

Apesar de ser extremamente importante economizar em pequenas coisas do dia a dia, os grandes gastos também precisam ser reavaliados, como o financiamento de uma casa, uma viagem específica, a compra de um carro, etc.

A verdade é que a organização financeira exige a renúncia de algumas despesas. Contudo, o lado positivo é que, a partir do momento em que você tem os seus objetivos financeiros bem definidos, fica muito mais fácil desconsiderar alguns gastos em prol de conquistas maiores.

Passo 3: crie listas de compras

Outro passo importante para a organização financeira é trabalhar com listas de compras. Engana-se quem pensa que o método está ultrapassado: o hábito ainda é muito funcional e auxilia diretamente no controle de gastos.

Aqui, a montagem da lista pode ser realizada da forma que a pessoa achar mais conveniente, podendo ser feita no papel ou até mesmo em um aplicativo de celular.

A partir do momento em que a sua lista de compras está bem montada, é possível estar mais consciente do que realmente precisa ser comprado. Isso evita que você faça compras por impulso, por exemplo.

Passo 4: crie uma reserva de emergências

O passo quatro para o começo da sua organização financeira é ter uma reserva de emergência e, como o próprio nome diz, só deve ser utilizada em situações realmente imprevisíveis.

A reserva é uma quantia de dinheiro destinada aos imprevistos, como citamos anteriormente, ou até mesmo oportunidades, podendo promover conforto em situações de apuro.

Alguns especialistas aconselham que o fundo de emergência tenha pelo menos três meses de gastos mensais guardados, mas isso não é regra e o valor pode variar de acordo com a sua realidade.

Leia também: Como montar um planner financeiro de forma fácil

Dica extra: use um software para ter total controle de contas a pagar e a receber!

A tecnologia está cada vez mais presente no mundo das finanças e não é à toa: a ferramenta minimiza os erros humanos e torna a gestão financeira muito mais prática e otimizada.

Por isso, a dica extra que preparamos para você iniciar a sua organização financeira é contar com softwares para ter total controle das contas a pagar e a receber, monitorando todos os seus gastos de forma fácil e rápida.

O Contas Online é um controle financeiro para uso empresarial ou pessoal e totalmente personalizável para atendê-lo da melhor forma possível. São mais de vinte funcionalidades para facilitar ainda mais a sua rotina financeira, como:

  • Controle de contas bancárias e visão de todos os seus gastos e ganhos;
  • Organização dos lançamentos por categorias;
  • Controle real de suas compras no cartão de crédito;
  • Relatório de todos os dados do sistema de maneira simples;
  • Criação de metas e objetivos para acompanhar a evolução de maneira fácil.

Quer saber mais? Então, cadastre-se agora mesmo e conheça todas as funcionalidades do nosso sistema e os planos disponíveis para a sua realidade!

  Ilustração

Feedback

Gostou ou foi útil este conteúdo?