Loja física vs loja online: Qual é a melhor opção para seu negócio?

Alinhar as necessidades e objetivos, bem como o público alvo do seu negócio, podem ajuda na escolha da melhor maneira de vender seus produtos, seja em uma loja física ou em uma online.

Redator(a) Stefany Ribeiro Por Stefany Ribeiro
17.01.2024
15 minutos de leitura
Loja física ou online: quais os prós e contras de cada uma?

Abrir uma loja física ou uma loja online é uma grande decisão, enfrentada por muitos empreendedores e donos de pequenos negócios. Ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens que devem ser cuidadosamente ponderadas antes de decidir qual abordagem de varejo é mais adequada para determinado negócio.

Este artigo examinará os principais fatores envolvidos na escolha entre uma loja física de varejo versus um site de comércio eletrônico. Ele analisará os custos, flexibilidade, conveniência, atendimento ao cliente e outras considerações que entram na operação de cada tipo de modelo de varejo.

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Vantagens e Desvantagens de cada opção

Ao entender os prós e contras das vitrines digitais e do mundo real, os proprietários de empresas podem tomar uma decisão informada sobre a melhor maneira de vender seus produtos ou serviços diretamente aos clientes.

Sem mais delongas vamos aos fatos:

Custos de configuração da loja

Abrir uma loja física requer um investimento inicial significativo para cobrir imóveis/aluguel, manutenção do prédio, reformas, mobiliário, sistemas de segurança e muito mais. Alugar um espaço em uma localização privilegiada pode custar milhares por mês, dependendo do tamanho e da área. Podem envolver os gastos com:

  • reformas necessárias
  • prateleiras,
  • iluminação,
  • câmeras de segurança/alarmes
  • móveis
  • outros custos de inicialização

Em contrapartida, uma loja online não exige esse tipo de investimento em imóveis físicos e mobiliário. Os principais custos são taxas de hospedagem na web e investimento em software de comércio eletrônico e sistemas de pagamento. Desenvolver uma plataforma de loja online e integrar os sistemas necessários tem alguns custos iniciais, mas geralmente muito menores do que estabelecer um espaço físico.

Custos de Estoque

Operar uma loja física requer a compra e o armazenamento de estoque no local. Isso amarra o capital de giro em bens não vendidos. Os varejistas precisam ter um estoque suficiente para atender à demanda dos clientes, mas arriscam perder dinheiro com produtos que não vendem. O excesso de estoque também ocupa espaço valioso na loja e pode levar a problemas de armazenamento.

As lojas online, por outro lado, podem operar com estoque mínimo. Usando um modelo de drop shipping, os varejistas on-line só compram um produto quando um cliente faz um pedido. O fornecedor então envia o produto diretamente para o cliente, o que reduz os custos de transporte de estoque e evita o desperdício de espaço para o comerciante on-line.

As lojas físicas devem especular sobre a demanda dos clientes e podem ficar com produtos obsoletos caso os gostos mudem. O cumprimento just-in-time das lojas online dá-lhes uma vantagem de custo de inventário.

Custos com pessoal

Operar uma loja física requer a contratação de vários funcionários para administrar a loja e ajudar os clientes. Os funcionários são necessários para trabalhar na caixa registradora, nas prateleiras de estoque, ajudar os clientes a encontrar produtos, responder a perguntas, lidar com devoluções e trocas, fornecer segurança e muito mais.

Já nas lojas de comércio eletrônico, uma pequena equipe pode gerenciar o atendimento de pedidos e o atendimento ao cliente por e-mail e chat. Não precisam de vendedores dedicados, caixas ou seguranças no local. A economia na folha de pagamento e benefícios pode ser significativa para os vendedores online.

As lojas de e-commerce também podem aproveitar a automação, como chatbots em seu site, para fornecer suporte de atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semanas. No geral, as lojas físicas de varejo têm custos de pessoal muito mais altos em comparação com as lojas online.

Custos de Marketing

Lojas físicas e online têm diferentes necessidades de marketing e custos associados. As físicas dependem muito de localização, sinalização, vitrines e outras táticas para atrair o tráfego de pedestres nas proximidades.

As online, em vez disso, concentram seus esforços de marketing em táticas digitais, como otimização de mecanismos de busca, anúncios pagos, boletins informativos por e-mail e mídias sociais.

Para uma loja física, os custos de marketing geralmente incluem:

  • Anúncios impressos em jornais locais, revistas, etc
  • Comerciais de rádio e TV em emissoras locais
  • Outdoors ou outra sinalização pelo bairro
  • Patrocinar eventos ou equipes locais para obter exposição da marca
  • Correspondências promocionais enviadas para casas locais
  • Merchandising e vitrines na loja

Os principais custos de marketing de uma loja online podem incluir:

  • Serviços ou software de otimização para motores de busca
  • Anúncios pagos por clique no Google, Bing e outras plataformas
  • Marketing e publicidade em mídias sociais
  • Programas de afiliados com blogs e sites relevantes
  • Software de marketing por e-mail e serviços de design
  • Anúncios gráficos online e campanhas de redirecionamento
  • Produzindo conteúdo de excelência para o site e blog

As opções de comercialização de uma loja física são finitas e focadas na geografia. As lojas online têm um alcance mais amplo, mas um público mais difuso. Os orçamentos de marketing podem ser substanciais para ambos, mas exigem estratégias e ferramentas diferentes.

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Flexibilidade Imobiliária

Com uma loja física, você está vinculado a uma locação de longo prazo em um local específico. Isso pode ser arriscado se essa área diminuir em popularidade ou tráfego de pedestres ao longo do tempo. Também limita sua capacidade de testar novos mercados ou expandir geograficamente.

Uma grande vantagem das lojas online é a flexibilidade que elas oferecem em termos de imóveis. Você pode executá-lo de qualquer lugar com uma conexão com a internet. Isso lhe dá a liberdade de mover ou escalar facilmente suas operações.

Se você quer testar uma nova linha de produtos, focar em um novo mercado, você pode fazê-lo sem o incômodo de quebrar um contrato de locação ou mudar de loja. Você também pode economizar em custos gerais começando pequeno ou operando remotamente.

Expandir ou reduzir o tamanho do seu catálogo de produtos é fácil, pois você não precisa se preocupar com o espaço físico do estoque. No geral, a liberdade e versatilidade oferecidas por uma loja online é uma grande vantagem em relação ao varejo tradicional.

Conveniência

Lojas online proporcionam mais conveniência aos clientes de várias maneiras. Eles podem pesquisar e comparar facilmente, como também podem comprar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem precisar se deslocar até uma loja física.

As lojas online também permitem que os clientes comprem de qualquer lugar, mesmo quando viajam ou estão ocupados. Cada vez mais pessoas preferem comprar online ao invés de perder tempo indo até lojas físicas, procurar estacionamento, enfrentar filas, etc.

Segundo a Webshoppers Free 48º Ed. realizada em agosto de 2023, pela Nielsen, o número de consumidores no e-commerce chegou a marca de 53 milhões. O que indica um crescimento de 25% desde 2021. Essas pesquisas mostram que a conveniência é um dos principais motivadores para as pessoas comprarem online.

Atendimento

As lojas físicas de varejo tendem a fornecer um melhor atendimento ao cliente do que as lojas online. Com locais físicos, os clientes podem interagir diretamente com os associados de vendas e gerentes para obter conselhos, recomendações de produtos, ajuda de estilo e soluções imediatas para quaisquer problemas.

Dessa forma, os clientes se beneficiam da interação com vendedores experientes que podem explicar produtos, sugerir itens complementares, dar feedback honesto e fornecer uma experiência de compra personalizada. A capacidade de ver, tocar e experimentar produtos pessoalmente também melhora a experiência do cliente.

Já as lojas online carecem desse toque humano e feedback instantâneo. Em sites de comércio eletrônico, os clientes devem enviar um e-mail ou ligar para uma linha genérica de atendimento ao cliente e aguardar respostas atrasadas.

Segurança

As lojas físicas possuem algumas vantagens de segurança em relação às lojas online. Os locais de varejo físicos não enfrentam as mesmas ameaças de segurança cibernética que os sites de comércio eletrônico.

Os e-commerces devem implementar sistemas complexos de segurança de TI para proteger os dados dos clientes e evitar ataques de hackers. Seus sites e bancos de dados podem ser vulneráveis a violações de dados, expondo informações pessoais e de pagamento dos clientes.

Leia sobre: Segurança Digital: Uma necessidade fundamental na era da informação

As lojas físicas não transmitem dados de clientes online e, assim, evitam esses riscos. Os compradores se sentem mais seguros fazendo compras pessoalmente sem fornecer informações confidenciais pela internet.

Os clientes podem perceber as compras presenciais como mais seguras, evitando os riscos de golpes online, vendedores fraudulentos e violações de dados. No entanto, as lojas online podem compensar por meio de políticas rigorosas de segurança cibernética, criptografia e transparência sobre práticas de segurança.

Ainda assim, a prevalência de escândalos de hackers mina a confiança do público na segurança do comércio eletrônico em comparação com o varejo tradicional. Em última análise, ambos os formatos têm compensações quando se trata de proteger os clientes e seus dados.

Conclusão

Decidir entre abrir uma loja física ou uma loja online depende dos seus objetivos de negócios, clientes-alvo e orçamento. Ambas as opções têm seu próprio conjunto de prós e contras.

Os principais benefícios de uma loja física são a capacidade de permitir que os clientes vejam e toquem os produtos pessoalmente, ofereçam atendimento especializado e estabeleçam uma presença local da marca. No entanto, as lojas físicas tendem a ter custos iniciais mais altos para aluguel, estoque, pessoal e muito mais. Eles também oferecem menos flexibilidade se você quiser mover locais ou dinamizar sua seleção de produtos.

As lojas on-line oferecem alcance global e acessibilidade, menores despesas gerais e flexibilidade para executar operações de qualquer lugar. Mas os clientes não podem interagir fisicamente com os produtos antes de comprar, e você tem que atraí-los por meio do marketing digital versus o tráfego de pedestres. Embora as lojas online ainda exijam estoque, pessoal e outros custos, as despesas gerais tendem a ser menores.

Por fim, considere seus produtos, modelo de negócios e recursos. Os produtos de varejo que os clientes desejam ver e testar podem ser mais adequados para lojas físicas. Downloads digitais e serviços sem um componente físico funcionam bem para lojas online.

Compare custos e avalie suas capacidades à medida que determina o melhor formato de loja para atingir suas metas de negócios. Com um planejamento cuidadoso, ambos modelos podem atender com sucesso às necessidades de compra dos clientes.

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