Você já parou para pensar na organização que uma empresa precisa ter com as suas produções? Evitar o estoque parado e o desperdício de matéria-prima é uma forma que as instituições podem contribuir não só com a parte financeira, mas também com toda a sua gestão e o meio ambiente.
Para quem busca gerir um negócio com sucesso, o Just in Time é o método perfeito para boas práticas organizacionais, regulando as operações da sua empresa conforme o nível de demanda.
Neste artigo, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto através dos tópicos:
- O que é Just in Time (JIT)?
- Quais são os benefícios do Just in Time?
- Como funciona o Just in Time na prática?
- Qual a relação do Just in Time com o Kanban?
- Como implementar o Just in Time (JIT) na minha empresa?
- Conte com a tecnologia para aplicar o JIT no seu negócio!
O que é Just in Time (JIT)?
Traduzido para o português, a expressão Just in Time, ou apenas JIT, significa “na hora certa” ou “no momento certo”.
A metodologia foi desenvolvida na empresa Toyota Motor Company, no Japão, em meados da década de 70. Na época, os recursos naturais do país estavam limitados e, por isso, nenhum desperdício era admitido. Com a implementação do JIT, a Toyota otimizou a sua produção e reduziu custos, contribuindo para o sucesso da marca que conhecemos hoje.
Basicamente, Just in Time é uma metodologia de gerenciamento de produção que afeta o controle de estoque de uma empresa, baseando-se em não produzir, transportar ou comprar nenhum produto antes do tempo ideal.
Em outras palavras, com o Just in Time, o negócio deve criar ou armazenar os produtos em quantidades suficientes para atender à demanda real do produto ou serviço, sem muitos excessos.
A partir disso, é possível otimizar as funções e desenvolver um planejamento estratégico realmente enxuto, melhorando a produtividade da empresa.
Quais são os benefícios do Just in Time?
O grande objetivo das empresas que utilizam a metodologia Just In Time é alinhar a sua produção com os pedidos feitos. Ou seja, toda produção é diretamente relacionada com os pedidos atuais, sem a fabricação de produtos extras para atender a demanda de eventuais pedidos.
Nesse sentido, os principais benefícios desse sistema são:
- Redução de desperdícios;
- Processos mais efetivos;
- Otimização da produção;
- Padronização dos processos;
- Melhoria na gestão financeira.
Como funciona o Just In Time na prática?
O funcionamento do Just in Time depende de uma série de alinhamentos. Vamos conhecer os principais?
1. Tempo de preparação
Por se tratar de uma metodologia de gerenciamento de produção, o controle do tempo é fundamental para aplicar o Just in Time.
Porém, vale reforçar que não é apenas a agilidade da produção que importa, mas também a qualidade do todo o processo, mesmo em épocas de alta demanda.
No Just in Time, os gestores responsáveis avaliam o tempo de preparação do produto ou serviço e buscam por melhorias constantes.
2. Mão de obra qualificada
Como citamos anteriormente, o Just in Time exige que os processos sejam realizados com rapidez e eficiência — e, para isso, você precisa ter uma equipe que responda essas exigências à altura.
Portanto, um alinhamento fundamental para colocar o Just in Time em prática na sua empresa é garantir uma mão de obra qualificada. Invista em uma boa administração e treinamentos constantes para a sua equipe.
3. Layout da empresa
Engana-se quem pensa que o Just in Time envolve apenas os colaboradores do negócio e o tempo de produção: o próprio espaço de operações deve ser bem desenvolvido.
Em outras palavras, a fábrica deve facilitar o fluxo de trabalho e padronizar os serviços, do momento em que o insumo chega, até o instante em que a mercadoria sai.
4. Fornecedores
Como você leu anteriormente, o sistema Just in Time está relacionado com a produção no momento certo e, por isso, é fundamental construir um relacionamento próximo e amigável com os fornecedores do seu negócio, de forma que eles entendam e respeitem a sua metodologia produtiva, lidando efetivamente com a demanda em todas as etapas.
Qual a relação do Just in Time com o Kanban?
O Kanban, assim como o JIT, é um método de gestão de projetos desenvolvido no Japão.
A aplicação dessa metodologia por meio de cartões ou post-its em um quadro (virtual ou não), por exemplo, também é uma forma de alcançar o Just in Time.
Leia mais: Kanban: O que é, como funciona e por que usar?
Como implementar o Just in Time (JIT) na minha empresa?
Depois de ler este artigo, você deve estar se perguntando como implementar essa metodologia no seu negócio, não é mesmo?
O primeiro passo é reavaliar todo o processo de produção, como os tópicos que citamos anteriormente: tempo de produção, mão de obra qualificada, layout da empresa e fornecedores.
Com isso em mãos, fica mais fácil entender quais são os pontos de melhoria e iniciar o gerenciamento de produção, como:
- Se necessário, reorganize toda a produção da sua empresa, priorizando pela redução do tempo em que o produto é produzido e o aumento da sua qualidade;
- Avalie os seus colaboradores: é preciso contratar uma nova equipe ou realizar treinamentos e capacitações para inseri-los no JIT?
- Certifique-se de comunicar a metodologia e alinhar a ideia com toda a empresa e contatos externos, como fornecedores. Aqui, é fundamental que toda a cadeia produtiva esteja ciente do modelo de produção do seu negócio;
- Defina metas que auxiliem no cumprimento do Just in Time, não admitindo o estoque parado e o desperdício de matéria-prima, mas impulsionando as vendas. Dessa forma, migra-se de uma produção “empurrada”, para a “puxada”.
Conte com a tecnologia para aplicar o JIT no seu negócio!
Outra grande aliada do Just in Time é a tecnologia e a sua automatização de processos.
Contar com softwares de gerenciamento financeiro, portanto, elimina erros manuais, padroniza as suas operações e permite que as finanças sejam organizadas de forma muito mais rápida e fácil.
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