A Inteligência artificial influencia em tudo, desde as tarefas do dia a dia como a gestão de um controle financeiro até as tarefas de grandes empresas e instituições.
No mundo digital de hoje a otimização de diversas tarefas e serviços que realizamos não só no nosso dia a dia como também no trabalho, tem facilitado e muito as nossas vidas. A inteligência artificial é uma tecnologia de grande relevância nesse processo, já que ela torna possível que muitas tarefas executadas pelos humanos sejam feitos por máquinas.
Segundo a pesquisa da Goldman Sachs Research, sobre IA, os avanços dessa tecnologia poderão gerar um aumento de quase 7 bilhões de dólares no PIB global e também influenciar no crescimento da produtividade em 1,5% em 10 anos. Ainda segundo a pesquisa, apesar de algumas atividades estarem sendo automatizadas, o crescimento de novas profissões também está sendo impactado pelas novas tecnologias.
No controle financeiro não é diferente, para além do caderninho de notações, para além das notas fiscais no papel carbono, agora com a era digital, tudo ficou mais prático e rápido. É o que veremos no decorrer do artigo, como a IA influencia positivamente na sua gestão financeira.
O que é inteligência artificial?
A Inteligência Artificial (IA) é uma área da ciência da computação que visa o desenvolvimento de programas e sistemas que possam realizar tarefas que necessitam de inteligência humana para serem realizadas. O objetivo é a criação de máquinas e softwares que possam raciocinar e resolver problemas como os seres humanos são capazes.
Quais são as capacidades dessas máquinas de IA?
Para que essas máquinas possam chegar ao nível de aprender e pensar como um ser humano, é necessário que elas tenham capacidades específicas para tal. Desse modo, elas são projetadas para:
- Capturar informações
- Analisar dados
- Reconhecer padrões
- Tomar decisões
- Realizar tarefas
Além de ser capaz de executar todos os itens acima, elas conseguem fazer de forma mais rápida e precisa que os humanos. Para isso ocorrer é necessário que sejam alimentadas com inúmeros dados e com frequentes atualizações para melhorar seu desempenho ao longo do tempo.
Onde ela pode ser utilizada?
A Inteligência Artificial não só pode como está sendo utilizada em diversos setores, como na economia, na medicina, transporte, comércio eletrônico, entretenimento e claro, também nas finanças. Além de oferecer eficiência e automação, ela tem também a capacidade de perceber detalhes valiosos nos dados, melhorando a tomada de decisões estratégicas.
O que é controle financeiro?
É todo processo que envolve o modo como você cuida do seu dinheiro. Sendo ele planejar, organizar, avaliar e monitorar suas atribuições financeiras. Com o controle você pode ter um conhecimento abrangente e assertivo a respeito do seu dinheiro.
São diversos os benefícios que um controle financeiro pode trazer àqueles que o utilizam de forma adequada e frequente. Entre esses benefícios podemos citar, segurança, crescimento sustentável, uma maior previsibilidades de contas e despesas, lucro, etc.
Leia mais: Como planejar e alcançar a independência financeira
Como a inteligência artificial pode ser aplicada no controle financeiro?
A inteligência artificial pode ser aplicada ao controle financeiro de várias maneiras. Aqui estão alguns exemplos:
- Detecção de fraudes: a IA pode ajudar a identificar atividades suspeitas e padrões fraudulentos nas transações financeiras, ajudando a prevenir perdas financeiras.
- Análise de dados: como dito, ela pode analisar grandes volumes de dados financeiros e identificar tendências, padrões e visões valiosas para ajudar na tomada de decisões financeiras mais informadas e estratégicas.
- Previsão e planejamento financeiro: pode ser usada para analisar dados históricos e em tempo real e prever tendências financeiras futuras, permitindo que as empresas tomem medidas proativas para se preparar para mudanças financeiras.
- Automação de tarefas financeiras: é capaz de automatizar tarefas repetitivas e demoradas, como reconciliação de contas, processamento de faturas e pagamentos, melhorando a eficiência e reduzindo erros humanos.
- Assistência virtual para clientes: a IA pode fornecer assistência virtual personalizada aos clientes em questões financeiras, como responder perguntas comuns, fornecer informações sobre produtos financeiros e ajudar na gestão do orçamento pessoal.
É importante ressaltar que a aplicação da inteligência artificial no controle financeiro deve ser feita com ética e transparência, garantindo a segurança dos dados e atendendo às regulamentações financeiras aplicáveis.
Conclusão
Como vimos, a inteligência artificial e o controle financeiro andam lado a lado, principalmente se você quer eficiência e praticidade ao lidar com as suas finanças. Sendo assim, ter um planejamento financeiro e utilizar esses recursos para ter uma vida financeira estável é uma sábia decisão.
Para te ajudar nessa empreitada você não pode deixar de conferir o Contas Online. Ele é um sistema de controle financeiro personalizável e prático que busca tornar a experiência de seus usuários a melhor e mais eficiente possível.
Entre suas funcionalidades você é capaz de traçar metas conforme as categorias desejadas, compará-las e ainda monitorar o limite do orçamento estipulado para cada uma delas. Também é possível criar relatórios do seu jeito, bem como utilizar os relatórios prontos do sistema como o de fluxo de caixa.
Para conhecer mais sobre o sistema, na prática, cadastre e ganhe 7 dias de teste grátis.