Natal e Ano-Novo são datas que nos incentivam a gastar, são presentes, comidas, bebidas, viagens. São tantos gastos, que podem fugir do controle se você não souber lidar.
O último mês do ano já chegou, e com ele vem também as datas comemorativas, como o Natal e o Ano-Novo. E essas datas geralmente envolvem, para além da comemoração e confraternização, muitas despesas. São presentes, a ceia, as roupas, os enfeites, as possíveis viagens, entre outras tantas.
Embora seja uma época em que alguns recebem o tão esperado 13º salário, não significa que deva direcionar toda essa quantia apenas paras os gastos com as festas de fim de ano. Em razão disso, ter um controle financeiro é primordial.
Segundo a Pesquisa Natal 2023 – contratação de temporários e vendas, realizado pena CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, as previsões são de aumento das vendas neste Natal. Principalmente por apresentar a maior oferta de vagas temporárias desde 2013.
Somente em São Paulo, foram abertas mais de 28 mil vagas temporárias. E sabemos que quanto mais pessoas no mercado de trabalho, maior é a tendência da economia aumentar. Os setores que mais disponibilizaram vagas foram o de Hiper e Supermercados com 45,47% e o de Vestuário e Calçados com 25,17%.
Com essa probabilidade em mente, concluímos que algumas dicas de consumo consciente serão de grande ajuda para aqueles que por vezes acabam ultrapassando o orçamento em suas compras de Natal. É normal empolgarmos, porém, não estipular um orçamento e não ter nem um mínimo de controle pode nos levar a dívidas. E ninguém quer isso, correto?
Então, pegue caneta e papel ou abra seu bloco de notas e vamos anotar algumas dicas:
4 dicas para economizar em suas compras de Natal
Dica 1 - Faça uma lista
Nessa lista deve conter tudo aquilo que você planeja fazer nesse final de ano, incluindo desde as pessoas que deseja presentear até uma viagem que pretende fazer. É importante esclarecer tudo em detalhes, desde a quantidade de pessoas que deseja presentear e até a qualidade dos produtos que pretende comprar.
Entre as informações na lista, você pode acrescentar:
- Comida
- Bebida
- Presentes
- Vestuário
- Viagem
- Decoração
Dica 2 - Estipule um orçamento
O ideal seria separar uma quantia durante o ano para não ter problemas quando chegar a hora. Mas como às vezes não é possível, o valor que você estipular não deve comprometer o seu financeiro, seja a médio ou longo prazo.
Então, determine uma quantia suficiente para cobrir os itens da sua lista, mas sem comprometer todos os seus recursos, afinal suas contas fixas não deixam de existir. Desse modo, não ultrapasse o seu limite, isso evitará que os gastos imprevistos ou o estresse te prejudiquem depois.
Logo, atente para:
- Sua condição financeira - o que você realmente pode gastar.
- Não ultrapassar o limite - assim não arrisca cair em dívidas.
Dica 3 - Pesquise preços
É aconselhável começar esses preparativos com no mínimo um mês de antecedência, assim você pode realizar pesquisas e fazer comparações com calma e sem tomar atitudes precipitadas. Isso pode abranger todas as despesas referentes ao Natal e também ao Ano-Novo.
Mas calma, sabemos que às vezes a correria da vida nos faz procrastinar algumas decisões ou ações que demandam certo tempo. Nesse caso, tente não deixar para o último dia, vá em várias lojas, pesquise na internet, não compre logo de primeira e pechinche, não tenha vergonha de pedir desconto, seu bolso agradece.
Opções para economizar na compra dos presentes:
- Faça você mesmo: além de sair mais em conta, quando você mesmo faz o presente traz personalidade, deixa de ser uma coisa genérica e passa a ser única. O que agrega sentimento, demonstrando consideração e cuidado ao presenteado.
- Compras online: as compras no e-commerce podem sair com um valor menor em comparação às lojas físicas, além disso, dão a possibilidade dos clientes utilizarem cupons de descontos, ou ganharem cashback.
- Presente em conjunto: seja para presentear um amigo, ou familiar, se você compra um presente em conjunto, essa compra tem o potencial de ser algo mais substancial e o melhor de tudo, não pesa tanto para cada um.
Leia sobre: Cashback: como você pode obter o seu?
Dica 4 - Tenha um controle financeiro
Ter um controle financeiro é extremamente importante para quem quer manter equilíbrio na saúde financeira. Ele possibilita que você tenha plena consciência e conhecimento de seus gastos e de suas receitas, o que faz a diferença na hora das compras.
Esse entendimento acaba por refletir positivamente no seu modo de pensar quando for adquirir algo. Te faz ponderar, preferir pagar à vista e buscar ter um consumo consciente em vez de insensato e impulsivo. Logo, as chances de gastar além do que é realmente preciso, vão perdendo o sentido.
E já que estamos falando em controle financeiro, vem conhecer aquele que pode ser seu aliado nessa jornada:
Contas Online
Como vimos, uma das dicas infalíveis para economizar é ter um controle financeiro. A maioria das pessoas gasta sem refletir, tentando ignorar que os gastos estão ultrapassando a receita, ou torcendo para que as dívidas sumam misteriosamente.
Mas, sabemos que isso não ocorre, fingir que algo não existe para não ter que enfrentar as consequências nunca é uma saída, apenas traz mais problemas. Então, ter um sistema de gestão financeira é um passo importante para tomar as rédeas de seu fluxo de caixa.
No Contas Online você encontra praticidade e eficácia ao registrar, monitorar e analisar as suas entradas e saídas. O sistema lhe permite personalizá-lo conforme as suas necessidades, seja ao categorizar os seus registros ou quando for gerar seus relatórios.
Para saber mais sobre as funcionalidades e os recursos que estão disponíveis no Contas Online, cadastreagora e ganhe 7 dias grátis.