Como funciona a conciliação bancária? Entenda o processo

Aprenda a aplicar esta atividade em apenas 3 passos.

08.12.2020
5 minutos de leitura
Como funciona a conciliação bancária? Entenda o processo

Quantas vezes você conferiu o seu saldo e ficou surpreso ao perceber os números ali, não batem com os você anotou no seu controle? A conciliação bancária é uma das melhores formas de evitar ser pego de surpresa nas finanças e contabilidade da sua empresa.

No artigo de hoje, você vai entender o que é a conciliação bancária e aprender a fazê-la em apenas 3 passos.

O que é conciliação bancária?

É a comparação entre o saldo de uma conta bancária e todas as informações externas à contabilidade. Que neste caso, são os extratos bancários. A conciliação bancária tem como objetivo garantir a exatidão de um saldo que foi apurado internamente.

Ou seja, funciona como uma espécie de auditoria interna que verifica a regularidade dos lançamentos bem como do gerenciamento financeiro de sua conta bancária.

Percebeu o quanto esta atividade é importante? Sem ela, fica difícil ter o controle do capital que o seu negócio possui em caixa.

Como fazer a conciliação bancária?

A conciliação bancária pode ser realizada em apenas 3 passos. São eles:

1º passo - monitoramento dos fluxos de caixa

Através do monitoramento dos fluxos de caixa você consegue acompanhar e analisar todas as entradas e saídas de recursos financeiros do seu negócio.

Este acompanhamento deve ser constante e também deve incluir informações de movimentações financeiras como:

  • Tarifas bancárias;
  • Pagamentos de fornecedores;
  • Recebimentos de clientes;
  • Pagamento de empréstimos do banco;
  • Pagamento de salários dos funcionários;
  • Impostos e etc.

2º passo - comparar os dados obtidos internamente com os extratos bancários

Neste passo você deve conferir se os seus saldos inicial e final estão de acordo com os números verificados no seu extrato bancário.

Não se esqueça de conferir se os detalhes de cada lançamento são compatíveis; checando valores e datas de todos os registros feitos em seu fluxo de caixa.

3º passo - corrija os erros encontrados

 

Encontrou algum erro durante a comparação? Este passo é inteiramente dedicado à sua correção. Primeiro verifique se o erro foi interno ou da instituição financeira. Caso a última seja a opção correta, entre em contato e solicite a compensação pela cobrança indevida.

Como o Contas Online pode te ajudar a realizar a conciliação bancária?

Como um sistema de gestão financeira, o Contas Online permite que você:

  • Organize seus lançamentos por categorias

Esta funcionalidade permite que você organize seus gastos e visualize seus lançamentos de maneira agrupada e sem complicações.

Além de oferecer a possibilidade de agrupar seus registros de acordo com níveis e cores. O que facilita a identificação de cada registro, agilizando a conferência.

  • Cadastro de lançamentos recorrentes

Evite esquecimentos automatizando lançamentos recorrentes! Este recurso permite que você configure tudo o que você lança repetidamente e deixe que o Contas Online inclua na data especificada.

  • Controle suas contas bancárias

Acompanhe todas as suas contas bancárias e tenha uma visão centralizada de todos os seus ganhos e principalmente de seus gastos.

Ilustração

Leia também: Gestão de tesouraria: qual a sua importância em uma empresa?

Feedback

Gostou ou foi útil este conteúdo?