Como é possível triplicar suas vendas com auxílio da tecnologia?

Você sabia que a tecnologia pode ser uma grande aliada no aumento de vendas? Veja aqui como triplicar os seus resultados utilizando as ferramentas certas!

27.03.2023
12 minutos de leitura
Vendas: como é possível triplicá-las com o auxílio da tecnologia?

Agora, mais do que nunca, a tecnologia se apresenta como uma grande aliada para aumentar as suas vendas!

Vivemos em um mercado em que o digital é prioridade para a maioria dos consumidores e nesse processo de inovação das vendas, é necessário contar com tecnologias precisas.

As equipes de venda necessitam de apoio para gerar mais leads e facilitar as conversões e, utilizando as ferramentas tecnológicas, é possível localizar perfis mais compatíveis com o negócio.

Para manter você antenado e por dentro das tendências, trouxemos para você dicas e ferramentas que são capazes de triplicar as suas vendas.

Quer conhecer? Então, continue a leitura conosco!

Benefícios do uso da tecnologia no seu negócio

Antes de trazer para você as dicas de como aumentar as suas vendas utilizando a tecnologia no seu negócio, que tal entender melhor como a sua empresa pode se beneficiar com o uso desses recursos?

Para além de aumentar as vendas, a tecnologia ainda oferece como vantagens:

1. Melhora o relacionamento com os clientes

A interação com os clientes é um aspecto fundamental no mundo dos negócios e oferecer uma boa experiência que estreita laços e melhora o relacionamento é o sonho de todo empresário.

Afinal, são essas as pessoas responsáveis pela sobrevivência do negócio, não é mesmo?

Com os avanços das tecnologias se tornou possível ter uma melhor interação com o consumidor, mesmo que a sua carteira de clientes seja grande e necessite de muita atenção.

Isso ocorre tendo em vista os inúmeros canais de comunicação e atendimento que são disponibilizados pelas empresas.

2. Destaca o seu negócio frente ao mercado

O consumidor 5.0 é aquele que busca mais agilidade nos processos, com experiências que oferecem versatilidade e praticidade.

Nessa realidade, os negócios que possuem menos burocracias, com etapas cada vez mais tecnológicas e automatizadas, são capazes de superar a concorrência.

Isso acontece tendo em vista que soluções tecnológicas permitem que todos os processos se tornem mais práticos, conquistando o consumidor e aumentando sua credibilidade no mercado.

3. Mensura o desempenho

Não basta apenas vender, você precisa conhecer o desempenho dessas vendas para ter certeza de que bons resultados surgiram a partir dessas vendas.

Nessa realidade, um bom gestor saber que é preciso muito mais do que intuição na hora de calcular a rentabilidade do negócio.

Dessa forma, para mensurar o desempenho é necessário ferramentas e recursos para análises minuciosas das vendas e das transações financeiras da empresa.

Através da implementação dos sistemas integrados a sua empresa pode organizar e automatizar as tarefas, além de gerar relatórios que auxiliam na tomada de decisões.

4. Redução de custos

Por meio da automação das tarefas e uma melhor organização da execução das atividades é possível ter uma grande redução de custos na sua empresa.

Isso ocorre porque, ao realizar a maior parte dos processos de forma digital, a operação ganha eficiência, impactando diretamente nos custos.

Além disso, a tecnologia auxilia na redução de erros operacionais que geralmente custam muito.

Então, por exemplo, através de um sistema eficiente de ponto eletrônico, um único funcionário do RH pode facilmente lidar com diversos processos relacionados à gestão dos colaboradores sem se sentir sobrecarregado.

5. Possibilita novos investimentos

Com menos custos no caixa da sua empresa, é possível poupar o suficiente para realizar novos investimentos com o intuito de aumentar as vendas.

Sem a preocupação de estar com as contas no vermelho e com uma folga financeira, os gestores podem focar no crescimento e expansão dos negócios.

Além disso, ainda é possível apostar em novas tecnologias e estratégias inovadoras para tornar a empresa mais competitiva.

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Como a tecnologia pode ajudar no aumento de vendas?

Agora que você já viu os benefícios de apostar em tecnologias envolvidas nos processos da sua empresa, veja aqui como é possível triplicar suas vendas com esses recursos:

1. Inteligência comercial

Com o uso de softwares de vendas integrado às suas etapas de vendas é possível fazer uma análise estruturada de dados sobre o mercado e sobre o histórico de vendas.

Isso se chama Inteligência Comercial, uma metodologia que permite aos gestores realizarem previsões cada vez mais próximas da realidade.

Além disso, a previsibilidade de negócio também permite identificar os gargalos para o crescimento e atuar sobre eles para melhor desempenho.

2. Big Data e análise de dados

Com tecnologias que possibilitam entender melhor o perfil do cliente, o time de marketing possui uma melhor base para a criação de campanhas mais precisas.

Essa é uma excelente forma de otimizar os recursos financeiros, além de demandar menos tempo dos vendedores na qualificação de leads pouco alinhados.

Consequentemente, as chances de conversão são maiores, levando as suas vendas a um patamar que você jamais viu.

3.CRM

E por falar em cliente, não tem como falar em aumento de vendas e tecnologia sem lembrar dos sistemas CRM.

Um CRM (Customer Relationship Management) se trata de um Software de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente capaz de coletar informações para otimizar a experiência do público.

Baseado nos relatórios desses sistemas é possível acessar dados, relatórios analíticos e fazer a identificação rápida de oportunidades de vendas.

4. ERP

As soluções ERP (Enterprise Resource Planning) estão cada vez mais populares entre as empresas graças aos seus benefícios, como a otimização de processos.

Como os dados precisos e em tempo real estão disponíveis, os vendedores passam a ter uma maior facilidade para gerenciar as suas vendas, se tornando cada vez mais eficientes em suas atividades.

5. Chatbots

Vivemos em tempos de demandas que superam o famoso “horário comercial”, agora, o atendimento e suporte ao cliente exige uma presença 24 horas por dia e 7 dias por semana!

Nem sempre isso é possível com o apoio de colaboradores no atendimento, afinal, a mão de obra se torna bastante custosa em um ritmo como esse.

Nessa realidade, os chatbots possuem um papel importante no relacionamento com o cliente, sendo um recurso cada vez mais aprimorado graças à Inteligência Artificial.

Por meio dos chatbots é possível otimizar o tempo do vendedor para que ele possa dedicar a sua atenção àquelas situações que exigem um olhar mais estratégico.

6. Atendimento omnichannel

Como citamos anteriormente, cada vez mais as pessoas esperam que as empresas facilitem a comunicação para a solução dos seus problemas.

Nessa realidade, o serviço omnichannel fornece uma experiência unificada, onde o cliente pode escolher entre vários canais para desfrutar da qualidade do serviço.

Além de ser eficiente e cômodo para o cliente, as estratégias omnichannel oferecem uma boa imagem e credibilidade para a sua marca.

Viu? A tecnologia oferece a você a oportunidade de trabalhar em diversos aspectos dos seus processos para que você tenha a oportunidade de aumentar as suas vendas.

Cabe a gestão da sua empresa decidir quais as melhores ferramentas!

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Este artigo foi escrito por Leopoldo Magnus, CEO da Genyo, plataforma de controle de Ponto Eletrônico Digital, contribuindo para que gestores de RH acompanhem a jornada de seus funcionários de forma otimizada.

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