O brainstorming surgiu nas décadas de 1930 e 1940 com o publicitário Alex Osborn. Ele desenvolveu as técnicas enquanto trabalhava na agência de publicidade BBDO, com sede em Nova York.
Osborn notou que sua equipe muitas vezes lutava para gerar ideias novas e criativas. As reuniões de negócios tradicionais tendiam a promover o pensamento crítico e abrir buracos nas ideias. Osborn acreditava que isso sufocava a criatividade.
Assim, ele foi pioneiro no brainstorming como um método para despertar a imaginação e aumentar a criatividade. O objetivo foi separar o processo de geração de ideias criativas do processo de avaliação analítica.
Osborn descreveu suas técnicas de brainstorming em seu livro de 1953 Applied Imagination. Seus métodos visavam alavancar dinâmicas de grupo para produzir o maior número possível de novas ideias em um curto período de tempo. Esse pensamento divergente ajudou as equipes de publicidade a romper bloqueios criativos.
Ele se mostrou tão eficaz na geração de ideias que se tornou uma técnica básica nas agências de publicidade. Ele continua sendo amplamente usado hoje para inovação, resolução de problemas e desbloqueio da criatividade em grupos.
O que é Brainstorming?
Brainstorming é uma técnica de criatividade em grupo projetada para gerar inúmeras ideias para a solução de um problema. A premissa básica dele é que, removendo inibições, as pessoas são capazes de pensar mais livremente e produzir ideias mais criativas.
Durante uma sessão de brainstorming, as pessoas são encorajadas a pensar fora da caixa e sugerir o máximo de ideias possível, incluindo ideias selvagens e exageradas. O julgamento das ideias é retido para mais tarde.
Qual é o seu objetivo?
O objetivo do brainstorming é estimular o pensamento criativo e desenvolver soluções inovadoras para os problemas. Ele é usado em uma ampla variedade de contextos, incluindo design de produto, melhoria de processos, publicidade e planejamento organizacional.
Essa técnica é frequentemente usada no início de projetos como uma forma de gerar muitas ideias que podem ser analisadas e reduzidas. Isso ajuda a quebrar a tendência natural das pessoas para a crítica e a autocensura, permitindo que mais criatividade flua. No geral, ele permite que os grupos ultrapassem soluções óbvias e cheguem a resultados mais inovadores.
Leia também: Cultura Organizacional: entenda por que é crucial para o sucesso da sua empresa
Como conduzir uma sessão de brainstorming
As sessões normalmente envolvem reunir um grupo de 4 a 12 pessoas e ter um facilitador guiando o processo. Aqui estão algumas dicas para executar uma sessão de brainstorming eficaz:
- Nomeie um facilitador - Escolha alguém que possa manter a discussão nos trilhos, aplicar as regras básicas e incentivar a participação de todos. O facilitador deve manter-se neutro e não criticar ideias.
- Indique o problema ou ideia a ser discutida - Forneça informações básicas e explique claramente o problema ou ideia para o qual pensar em soluções. Enquadre o problema como uma pergunta a ser respondida ou um desafio a ser superado.
- Estabeleça regras básicas - O facilitador deve estabelecer algumas regras básicas com antecedência, como evitar críticas a ideias, incentivar ideias extravagantes e construir sobre as ideias dos outros. Definir expectativas cria um espaço seguro para todos se abrirem.
- Incentive ideias selvagens - Os participantes devem se sentir confortáveis em compartilhar ideias não convencionais sem medo de julgamento. Ideias mirabolantes podem desencadear soluções criativas e levar à inovação.
- Construa com base nas ideias dos outros - Os participantes devem ouvir atentamente e pensar em como podem expandir as ideias já compartilhadas. Combinar e melhorar ideias leva aos melhores resultados.
- Faça anotações - O facilitador ou um anotador designado deve anotar cada ideia compartilhada. Captar todas as contribuições, evita a perda de boas ideias e demonstra respeito pelos participantes.
Seguir essas melhores práticas levará a uma sessão enérgica e colaborativa que aproveita a criatividade das pessoas. Permitir que a imaginação corra solta resulta em uma riqueza de soluções inovadoras.
Quais são as técnicas?
Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas durante uma sessão de brainstorming para gerar ideias mais criativas e engajar todos os participantes. A seguir veremos algumas.
Brainstorming tradicional
Este é o método clássico em que um grupo grita ideias aleatoriamente à medida que elas vêm à mente. Não há estrutura ou regras além de chamar ideias. O facilitador anota todas as ideias sem críticas. O brainstorming tradicional aproveita a sabedoria do grupo para criar novas soluções.
Brainstorming reverso
Envolve a identificação de maneiras de fazer um projeto falhar em vez de ter sucesso. Essa técnica incentiva as pessoas a pensarem diferente e identificarem possíveis problemas. Ao entender os pontos de falha, o grupo pode gerar soluções para evitar essas armadilhas.
Rodízio
Com essa técnica, cada pessoa se reveza compartilhando uma ideia. Isso permite que os introvertidos tenham oportunidades iguais de contribuir sem serem abafados por extrovertidos mais barulhentos. Também impede que algumas pessoas dominem a conversa. No entanto, essas sessões podem parecer antinaturais e sufocadas.
Escrita cerebral
Brainwriting é uma abordagem mais silenciosa onde as pessoas escrevem suas ideias individualmente em vez de gritá-las. Os participantes escrevem suas ideias em post-its ou pedaços de papel e as passam pelo grupo. Isso permite que as pessoas construam sobre as ideias dos outros. A escrita cerebral pode gerar ideias mais criativas, já que as pessoas não se sentem pressionadas pelo grupo.
Leia também: Up sell, Down sell, Cross sell: como funcionam essas técnicas de vendas?
Regras de Brainstorming
As sessões funcionam melhor quando os participantes seguem algumas diretrizes principais:
- Sem críticas às ideias. O julgamento e a análise das ideias devem ser deixados de lado durante o brainstorming.
- Incentive ideias exageradas. O objetivo é libertar-se das soluções óbvias ou previsíveis. Esticar os conceitos ao extremo pode levar a avanços criativos.
- Construa com base nas ideias dos outros. Use cada ideia como um ponto de partida para novas ideias relacionadas. Combinar e melhorar ideias pode produzir soluções inovadoras.
- Foco na quantidade. Quanto mais ideias geradas, melhor. A criatividade flui quando o foco é produzir o maior número possível de ideias sem preocupação com a qualidade inicialmente.
Ao aderir a essas regras, os participantes do brainstorming podem explorar sua criatividade em um ambiente de apoio de fluxo livre. Isso leva a gerar uma riqueza de opções para avaliar após a conclusão da sessão.
Benefícios do Brainstorming
Essas sessões podem proporcionar muitas vantagens para equipes e organizações. Aqui estão alguns dos principais benefícios:
- Gera muitas ideias criativas - O principal objetivo é produzir um grande número de ideias. Ao suspender a crítica e o julgamento durante a ideação, os participantes se sentem livres para criar ideias criativas e não convencionais que podem não surgir de outra forma. Essa diversidade de ideias fornece um ótimo ponto de partida para um maior desenvolvimento.
- Promove o trabalho em equipe - ele reúne os membros da equipe para colaborar. Ao trabalhar juntos em prol de um objetivo comum, ajuda a melhorar a dinâmica, os relacionamentos e a comunicação da equipe. O gera confiança e camaradagem.
- Traz diferentes perspectivas - Com a contribuição de várias pessoas, introduz uma variedade de perspectivas. As diferentes origens, experiências e estilos de pensamento das pessoas significam que elas gerarão diferentes tipos de ideias. Essa diversidade leva a soluções mais completas.
- Energiza o grupo - A abordagem livre e desenfreada proporciona uma dinâmica energética. O riso, a empolgação e o ímpeto resultam de ideias rapidamente saltitantes umas das outras. Essa vitalidade e engajamento aumentam a motivação.
- Economiza tempo - ele acelera o processo de desenvolvimento, coleta e compartilhamento de ideias. Ao acumular rapidamente muitas ideias em uma sessão, evita o vaivém lento de pensar ideias individualmente. Produz um grande volume de ideias em um curto espaço de tempo.
Críticas ao Brainstorming
Sessões de brainstorming às vezes podem ser improdutivas ou encontrar problemas. Aqui estão algumas das críticas e desafios comuns:
Inibições de Pensamento
Os participantes podem se sentir relutantes em compartilhar ideias não convencionais ou arriscadas por medo de julgamento, ou constrangimento na frente de seus pares. A presença de gerentes, subordinados ou colegas pode fazer com que os indivíduos se autocensurem. Isso pode limitar a amplitude das ideias geradas.
Bloqueio de Produção
Apenas um participante pode compartilhar uma ideia de cada vez em uma sessão de brainstorming tradicional. Isso significa que outros participantes têm que esperar sua vez, fazendo com que esqueçam ou descartem suas ideias. O bloqueio de produção reduz a ideação geral.
Receio de Opinar
A pressão para apresentar ideias criativas sob demanda pode causar apreensão na hora de opinar. Os participantes podem se sentir autoconscientes sobre a qualidade de suas contribuições. Essa ansiedade de avaliação impede a imaginação e limita a flexibilidade cognitiva.
Evasão de Pensamento
Em um ambiente de grupo, alguns participantes podem confiar em outros para fazer a maior parte da ideação. Essa evasão de pensamento diminui a participação, a diversidade de perspectivas e a motivação. Também permite que algumas vozes dominem a sessão.
Práticas recomendadas
Para garantir uma sessão de brainstorming bem-sucedida, siga estas práticas recomendadas:
- Facilitação adequada - O facilitador deve criar um ambiente aberto e descontraído, acolher todas as ideias e garantir que todos participem. Eles devem guiar a discussão, sintetizar ideias e trazer foco quando necessário. O papel do facilitador é fundamental.
- Composição do grupo certo - Convide um grupo diversificado de 6 a 12 pessoas. Varie idades, origens, papéis, estilos de pensamento. Novas perspectivas despertam ideias criativas. Evite grupos onde alguns dominam.
- Problema bem definido - Enquadrar um problema claro e focado para brainstorming. Questões complexas podem ser avassaladoras. Defina um problema específico para gerar soluções direcionadas.
- Ambiente descontraído - Realize sessões em espaços informais como lounges ou áreas externas. Ofereça lanches, música e uma vibração convidativa. O conforto físico promove a abertura mental.
- Gerenciar dinâmicas de grupo - Os facilitadores devem atrair introvertidos, limitar extrovertidos e prevenir críticas. Todas as ideias merecem uma consideração justa. Guie suavemente para manter as sessões produtivas.
Virtual Brainstorming
Com o trabalho remoto se tornando mais comum, as sessões costumam ser realizadas virtualmente. Isso permite que os membros da equipe em diferentes locais colaborem em tempo real. Existem várias ferramentas eficazes para brainstorming virtual:
Usando quadros de comunicações on-line
Plataformas de quadro branco (whiteboard) online como Miro, Mural e Canva fornecem uma tela digital compartilhada para brainstorming. Os participantes podem adicionar notas adesivas, imagens, diagramas e muito mais. O facilitador pode criar diferentes quadros para cada etapa do processo. Os quadros brancos permitem o pensamento visual e a colaboração em tempo real.
Videoconferência
Ferramentas de bate-papo por vídeo como Zoom, Google Meet e Microsoft Teams têm recursos de compartilhamento de tela e anotação ideais para brainstorming virtual. Os membros da equipe podem ver os rostos uns dos outros e construir as ideias uns dos outros. O facilitador pode compartilhar sua tela para exibir prompts, agendas e quadros virtuais.
Software Colaborativo
Programas como o Google Docs, o Office 365 e o Coda permitem que várias pessoas coeditem documentos simultaneamente. Para brainstorming, eles podem ser usados para fazer anotações, capturar ideias em esboços ou tabelas e opções de votação/classificação. Os documentos colaborativos permitem o compartilhamento rápido de informações.
Canais
As plataformas de bate-papo baseadas em texto fornecem outro meio para que as equipes remotas troquem ideias em tempo real. Os participantes podem digitar rapidamente as respostas aos prompts e ver as contribuições de outras pessoas aparecerem imediatamente. As ferramentas populares de bate-papo de negócios incluem Slack, Microsoft Teams e Flock. Canais privados podem ser criados para sessões de brainstorming focadas.
As ferramentas virtuais possibilitam aproveitar a sabedoria de uma equipe distribuída. Quando facilitado de forma eficaz, o brainstorming remoto pode ser tão produtivo quanto as sessões presenciais. A chave é usar a combinação certa de quadros brancos digitais, bate-papo por vídeo, documentos colaborativos e salas de bate-papo. Isso permite uma comunicação rápida, pensamento visual e compartilhamento contínuo de informações.
Leia também: Marketing digital: A chave para alavancar seu negócio no mundo digital
Quando usar o Brainstorming
É comumente usado quando as equipes precisam resolver problemas em aberto, enfrentar desafios complexos que exigem pensamento criativo, romper bloqueios mentais, impulsionar a geração de ideias e incentivar a participação igualitária dos membros do grupo.
Pode ser uma ferramenta útil em muitas situações diferentes. Aqui estão alguns dos melhores momentos para incorporá-lo ao seu fluxo de trabalho:
Início de um projeto
É mais eficaz quando usado no início de um projeto, antes de você se ancorar a qualquer ideia. Reunir uma ampla gama de possibilidades permite que você explore muitas direções diferentes. Isso evita que você limite seu pensamento ou feche possíveis soluções cedo demais. O brainstorming antecipado fornece flexibilidade e prepara você para uma ideação mais forte em todo o projeto.
Quando preso em um problema
Às vezes, ao trabalhar através deum desafio, você pode bater em uma parede. As mesmas ideias continuam circulando sem dar uma resposta. O brainstorming introduz novas perspectivas de outras pessoas, abalando seu processo de pensamento. Dá-lhe a chance de contornar rotinas mentais que não levam a lugar nenhum. Convidar sugestões de outras pessoas pode revelar possibilidades que você não teria considerado por conta própria.
Buscando Soluções Inovadoras
É excelente na produção de ideias originais e criativas, a natureza livre incentiva os participantes a pensar fora da caixa. Soluções incomuns geralmente surgem quando o julgamento é adiado e a imaginação é bem-vinda. Se você quiser superar as opções convencionais, as sessões dessa técnica podem estimular o tipo de pensamento não convencional que leva à inovação.
Como um quebra-gelo
Por ser uma atividade animada que requer a participação de todos, é uma maneira envolvente de facilitar o trabalho criativo e energizar uma equipe. A natureza leve e fluida o torna um ótimo quebra-gelo. É uma maneira ideal de deixar as pessoas relaxadas, pensando livremente, se comunicando e colaborando desde o início. Os laços sociais formados ajudam as equipes a funcionarem juntas de forma mais eficaz.
Conclusão
Como vimos, o Brainstorming é uma técnica para incentivar a criatividade, seja de um grupo ou do individual. Isso é um ótimo meio de fazer com que todos de uma equipe se envolvam e participem sem medo de apresentar suas ideias. É um ambiente seguro para criar meios de compartilhar ideias e inovar.
Portanto, se uma empresa deseja ter mais participação e engajamento de sua equipe, utilizar essas técnicas é um bom começo para desenvolver uma cultura de compartilhamento e incentivo para os seus colaboradores.
Contas Online
O Contas Online é um controle financeiro que tem o objetivo de ajudar tanto pessoa física quanto jurídica a organizar e gerir suas finanças. Com mais de 20 funcionalidades e recursos personalizáveis, o sistema permite que você monitore seu fluxo de caixa de maneira prática e eficiente.
Criar relatórios, fazer lançamentos recorrentes, traçar metas, cadastrar seus clientes e fornecedores, são algumas das opções que você encontra no Contas Online. Cadastre no sistema e ganhe 7 dias de teste grátis no sistema.