ROI é a sigla em inglês que representa Return on Investment, que em português é traduzido como retorno sobre investimento. Esta métrica é utilizada para mostrar quanto determinada empresa lucrou a partir de um investimento feito.
Usado principalmente nas áreas de Comunicação e Marketing, o ROI pode ser calculado usando uma fórmula simples, que vamos te ensinar a usar e compreender ao longo deste texto.
Principais erros de empreendedores ao investir
De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, o índice de empresas brasileiras que sobrevivem mais que 5 anos é de apenas 38%. E um dos motivos para que esse número seja tão baixo é a falta de conhecimento de gestão; que muitas vezes leva a erros quase sempre fatais.
De acordo com o SEBRAE, um dos erros mais graves cometidos pelo empreendedor é ignorar os indicadores de seu negócio.
Isso porque, além do retorno sobre investimentos, também devem ser acompanhados indicadores de:
- Lucratividade mensal;
- Custo médio do produto;
- Índice de satisfação do cliente;
- Índice de conversão de vendas.
Eles servem como pontos de orientação, que vão ajudar você a enxergar onde o seu negócio está, e o que você deve fazer para que ele prospere da forma que deseja.
O que é o ROI?
ROI, ou retorno sobre investimento, é o cálculo que permite que a empresa meça o lucro ou prejuízo obtido através dos diferentes investimentos realizados.
A partir do ROI é possível medir a assertividade no uso do capital, compreender o papel de cada investimento no crescimento e desenvolvimento do negócio, além de identificar erros no emprego da verba.
Ou seja, ele permite que você identifique investimentos que valem a pena e aqueles que devem ser cortados ou melhorados.
Como calcular o ROI?
Apesar de parecer uma tarefa complicada, o cálculo do ROI pode ser feito com o uso de uma fórmula simples.
Para encontrar o retorno sobre o investimento feito basta subtrair a receita obtida do custo daquela operação, dividindo esse valor por esse mesmo custo.
OBS: caso deseje obter o resultado em porcentagem, basta multiplicar o número encontrado por 100.
Por exemplo, imagine que a Maria tem uma sorveteria e que o seu ganho naquele mês foi de 100 mil reais. Mas ela teve um custo de 10 mil reais com o seu investimento inicial.
Com esta informação, Maria pode comparar seu investimento na sorveteria com seus outros projetos.
Se aplicarmos a fórmula citada acima, poderemos verificar que Maria teve um ROI de 9. O que significa que o lucro dela foi 9 vezes maior que o investimento inicial.
Por que é importante calcular o ROI?
Além dos benefícios óbvios de medir a assertividade dos investimentos e tomar decisões que impactam positivamente a saúde financeira do seu negócio, o ROI é um dado que deve estar sempre no seu radar caso você sonhe em expandir a sua empresa.
Isso porque investidores prestam muita atenção neste indicador para decidir se vale a pena tomar parte de um novo negócio. Afinal de contas, antes de aplicar qualquer capital, eles esperam ter uma estimativa de quanto podem lucrar a partir daquele investimento.
Como o Contas Online pode te ajudar a monitorar o seu ROI?
Um dos melhores sistemas de controle de contas do mercado, o Contas Online oferece funcionalidades que facilitam o acompanhamento financeiro e organizam as suas informações de um jeito que fica fácil compreendê-las.
Dentre elas podemos citar:
Com uma marca você pode reunir um grupo de lançamentos de um projeto, de uma viagem ou de uma reforma. E depois, você pode filtrá-los de forma simples e obter o total investido.
- Cadastro e monitoramento de clientes e fornecedores
Utilize este recurso para acompanhar de onde vem e para onde vai o seu capital, identificando seus lançamentos de acordo com clientes e fornecedores.
- Relatórios personalizados
Personalize os layouts dos seus relatórios para obter uma visão mais clara dos seus investimentos e o retorno obtido através de cada um deles.