Régua de cobrança: como utilizar no controle de inadimplentes?

16.07.2021
8 minutos de leitura
Régua de cobrança: como utilizar no controle de inadimplentes?

Saiba como utilizar a régua de cobrança no controle de inadimplentes.

A régua de cobrança é uma técnica utilizada para o controle de inadimplentes em uma empresa, além de deixar a cobrança mais profissional e facilitar o recebimento do negócio. Neste artigo, você vai aprender como utilizar essa ferramenta e suas principais informações. Continue lendo!

O que é régua de cobrança

A régua de cobrança é uma técnica utilizada para reduzir o número de clientes inadimplentes de uma empresa.

Essa técnica e ferramenta deixa as finanças da empresa em ordem.

Em outras palavras, a régua da cobrança mapeia e documenta todos os passos tomados para cobrar o devedor até receber todo o pagamento.

Para cada cliente são aplicados critérios diferenciados, levando em conta o perfil do contrato, a gravidade do caso e o histórico de adimplência.

As cobranças são feitas de forma branda ou agressiva.

Confira alguns exemplos da primeira forma de cobrança:

  • Envio da segunda via;
  • Notificação por e-mail ou SMS;
  • Lembrete antes do vencimento;
  • Ligações pontuais;
  • Suspensão dos serviços ou envio dos produtos.

Nesse sentido, a utilização dessas cobranças criam chances reais de recebimento.

Continue lendo para entender mais sobre a ferramenta!

Tipos de régua de cobrança

É necessário saber o momento certo de contatar o cliente.

Geralmente, os lembretes ao devedor são enviados 5 dias após o vencimento, depois 10 dias e 15 dias.

Destacamos também que o planejamento da régua de cobrança varia muito de acordo com o tipo de pagamento.

Por isso, separamos alguns exemplos para entender a diferença de cobrança.

Confira:

Régua de cobrança para boleto bancário

Esse modo de pagamento exige mais acompanhamento na régua de cobrança por depender completamente do cliente.

É importante que a empresa faça a cobrança antes do dia do vencimento do boleto.

Porém, caso o pagamento não seja feito efetuado, a cobrança será realizada a cada 5 dias, até que o pagamento seja feito.

Passando um prazo de 60 dias de inadimplência, a cobrança será feita juridicamente.

Régua de cobrança para depósito ou transferência

O depósito ou transferência também dependem completamente do cliente.

Contudo, com o depósito o cliente tem a opção de selecionar o dia do pagamento.

Nesse caso, caso o pagamento não seja feito até a data oficial, a empresa pode cobrar o valor faltante no próximo pagamento, até que o valor total seja quitado.

Régua de cobrança para cartão de crédito

Apesar do pagamento realizado por cartão de crédito ser automático, alguns problemas podem correr com o limite desse cartão ou o vencimento do mesmo.

Nesse sentido, os problemas com limites devem ser resolvidos de acordo com as normas da operadora ou banco emissor.

Por outro lado, caso o problema seja com o vencimento do cartão, é necessário entrar em contato com o cliente e notificá-lo sobre o problema.

Como utilizar a régua de cobrança

A régua de cobrança auxilia na prevenção de esquecimentos, deixa a cobrança mais profissional e facilita o recebimento da empresa.

Para garantir essas funcionalidades de forma eficaz, é interessante apostar em um software automático e sistemas de gestão.

A ferramenta de gestão financeira facilita a rotina da equipe, otimizando o tempo de trabalho e produtividade.

Além disso, esse sistema reúne informações importantes sobre o negócio para relatórios futuros.

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