Enfrentar um momento de crise em 2020 não era esperado pela maioria das empresas.
Muitos comércios e lojas foram fechadas, eventos cancelados e novas possibilidades de negócios surgiram.
Diante desse cenário, empreendedores se preocupam cada vez mais com a recuperação de suas empresas, para lidar da melhor forma com a crise empresarial e a recessão econômica.
Dessa forma, algumas medidas-chave podem ser determinantes para manter a sua empresa saudável no mercado.
Então, se você se identifica com essa situação, este artigo pode te ajudar. Confira 5 estratégias valiosas para recuperação de empresas em crise!
Recuperação de empresas: 5 estratégias para contornar a crise
Ao abrir um negócio, o primeiro desejo é a prosperidade.
Mas durante esse trajeto, os empreendedores têm consciência de que poderão passar por vários desafios na gestão empresarial.
Uma pesquisa recente do IBGE apontou que 39,4% das empresas paralisadas foram fechadas na pandemia.
Por isso, saber como contornar a crise financeira para sair melhor dela é fundamental.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar na recuperação empresarial. Continue lendo!
1. Entenda o cenário e o contexto da crise empresarial
Para nortear tomadas de decisão bem fundamentadas em um período de crise, é muito importante conhecer o contexto externo da crise empresarial.
Nesse sentido, o contato com os clientes e com o seu nicho de mercado pode te ajudar bastante a analisar esse cenário de crise.
Busque informações sobre a atual situação econômica de seus consumidores e fornecedores, o índice de desemprego no seu mercado de atuação e alternativas de novos modelos de negócios que estão emergindo.
O primeiro passo para iniciar a recuperação de empresas é saber em que ponto a sua empresa está.
Assim, é possível definir aonde você quer chegar com ela.
Faça uma revisão dos produtos e serviços oferecidos
Será que os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa estão alinhados com os seus objetivos de venda?
Afinal, em momentos de crise, avaliar os resultados de vendas é de extrema importância para a gestão empresarial e reconhecimento de oportunidades.
Desse modo, conseguir alcançar as necessidades do público e atraí-los pode resultar em um maior volume de vendas.
Implemente um planejamento empresarial emergencial
Prever cenários distintos e possíveis problemas que o seu negócio pode enfrentar no decorrer do tempo é uma ótima estratégia para evitar a falência empresarial e definir qual é o melhor caminho a ser tomado.
Sendo assim, traçar e colocar em prática um planejamento empresarial emergencial é mais um passo na busca para a recuperação de empresas.
Uma gestão de riscos bem executada e uma gestão financeira estratégica também auxiliam na tomada de decisões táticas em situações de crise.
Corte custos operacionais e renegocie dívidas
Refletir sobre os atuais custos operacionais tidos na empresa é um outro ponto que também deve ser levado em consideração.
E nessa hora, enxugar alguns custos é sinônimo de perceber possíveis gastos desnecessários que podem ser diminuídos, a fim de manter a saúde financeira do seu negócio.
Além disso, renegociar dívidas também é uma boa opção para ajudar na recuperação de empresas.
Você não precisa ter vergonha em negociar o saldo devedor ou conversar sobre melhores condições para o pagamento, por exemplo, com os seus credores.
Vale lembrar que uma forma bem bacana de acompanhar as finanças da sua empresa é aplicar o fluxo de caixa no seu negócio.
Esteja aberto a novas possibilidades de públicos e mercados
Os consumidores e os mercados estão em constante transformação.
Afinal de contas, novas necessidades, oportunidades e formas de negócios surgem a todo instante.
Com toda a certeza, você precisa estar atento a essas mudanças e possibilidades e saber como aproveitá-las e explorá-las.
Seja com a implantação do serviço de delivery, diminuir o frete para incentivar novas compras ou até mesmo pensar no modelo de trabalho home office.
Vale analisar todas as alternativas quando o assunto é quais caminhos adotar para a recuperação de empresas em crise.
Como o Contas Online pode te ajudar na recuperação empresarial?
Agora que você já conheceu algumas estratégias valiosas para a recuperação de empresas em crise, vamos te explicar como ferramentas de gestão financeira também podem te ajudar a enfrentar esses momentos.
O Contas Online é um software de controle financeiro online que auxilia no acompanhamento de suas finanças de forma bem prática.
E ainda, centraliza de forma segura todas as informações de suas contas bancárias, configura lançamentos automáticos no sistema, gera relatórios completos em poucos segundos e muito mais.
Experimente o nosso teste grátis e aproveite as vantagens que o Contas Online pode oferecer para a sua empresa. Esperamos te ajudar a dar o primeiro passo na recuperação do seu negócio!