PDV: entenda o que é e por que investir

Conheça o significado da sigla PDV e a sua importância para a experiência do consumidor.

01.11.2022
14 minutos de leitura
PDV: entenda o que é e por que investir

Os produtos mais comprados estão sempre localizados em pontos estratégicos onde há maior concentração de tráfego de pessoas — e isso não é uma coincidência!

A estratégia por trás da fidelização dos clientes e expansão da experiência ao consumidor é o que chamamos de PDV e, neste artigo, vamos te explicar tudo sobre o assunto. Acompanhe a leitura!

O que é PDV?

PDV é a sigla para Ponto de Venda, também chamado de PoS (do inglês, Point of Sales) e se trata de uma abordagem mercadológica para expandir as possibilidades de relacionamento comercial em meio físico ou virtual.

O termo é basicamente uma estratégia de marketing bastante utilizada por empresas para incentivar os clientes a comprar os seus produtos e serviços. Em ambientes físicos, por exemplo, a comunicação visual deve ser considerada, os corredores devem ser convidativos e todo o ambiente deve ser eficiente.

Em resumo, o PDV está relacionado com o estímulo ao consumidor por experiências sensoriais e auxilia a empresa a ter ganhos como:

  • Abertura e fechamento de caixa;
  • Aumento das vendas;
  • Público mais amplo.

Quais são os tipos de PDV?

Você provavelmente já deve ter passado por diferentes tipos de PDV sem nem perceber, mas com certeza foi influenciado por um desses pontos de venda. Nos tópicos abaixo, vamos falar um pouco sobre cada tipo. Continue a leitura!

PDV físico e PDV online

PDV físico é a forma mais clássica do que conhecemos dos pontos de venda. No marketing, o termo está relacionado com as lojas físicas, supermercados, shopping centers e toda a estratégia utilizada nesses meios para a exposição dos produtos.

Como forma de ampliar o público, o PDV físico precisa de uma boa localização e ambientação, como decoração, organização, iluminação e demais aspectos que transformam o local em um ambiente ideal para venda.

Com a popularização do e-commerce, criou-se também o PDV online. Provavelmente você já deve ter ouvido falar e realizado alguma compra, não é mesmo?

Nesses casos, a estratégia está em volta do design da plataforma, a sua usabilidade, segurança de dados, meios de pagamento online etc.

Loja própria, de terceiros e colaborativa

Outro tipo de PDV é em relação ao responsável pelo local, como o espaço próprio da empresa, espaço de terceiros ou espaços colaborativos.

Em todos os tipos, a marca responsável oferece estratégias para exibir os produtos e fazer as vendas.

Loja exclusiva e loja multimarcas

O ponto de venda também pode ser exclusivo de uma marca, como é o caso de lojas onde os produtos são todos da mesma marca, como Hering, Melissa ou Colcci.

Por outro lado, o PDV pode ser também multimarcas, em que um estabelecimento vende produtos de várias marcas e fornecedores, como a Ri Happy ou Americanas, por exemplo.

Aqui, o estímulo ao consumidor deve ser pensado em divulgar essas marcas em pontos estratégicos para venderem todas e gerar um saldo positivo à empresa no fim do mês.

Vamos entender mais como o termo funciona na prática?

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Como funciona um PDV eficiente?

Como você já leu neste artigo, existem vários tipos de PDV e várias aplicações para a estratégia. Na prática, as empresas estudam a melhor forma de divulgar os seus produtos e, em caso de lojas físicas, simulam as possibilidades de decoração e exposição de cada item.

Com a ajuda de profissionais bem treinados em seu PDV, você apresenta ao consumidor todas as vantagens dos produtos oferecidos em ambientes físicos ou plataformas extremamente convidativas. Afinal, o investimento em PDV visa, antes de mais nada, alavancar as suas vendas e aumentar as margens comerciais.

De forma prática, podemos dizer que é aqui que a “magia” acontece: é possível colocar em prática todas as estratégias que envolvem a exposição dos produtos, a layoutização da sua marca e o relacionamento ainda mais fortalecido com o cliente.

5 dicas para um bom PDV

Para ter sucesso na sua estratégia é preciso seguir algumas ações, como:

1. Estudar a localização

Um dos pontos fortes do PDV é identificar o público-alvo e, no caso das lojas físicas, instalar o estabelecimento em um lugar frequentado por essas pessoas.

Um grande erro que muitas pessoas cometem, por exemplo, é montar um ponto de venda em um shopping de alta renda em que os produtos se destinam a um mercado mais popular. Você pode até oferecer alguma experiência ao consumidor, mas não será de forma assertiva ao seu público-alvo.

2. Investir em ações direcionadas

Dependendo do seu tipo de produto ou serviço oferecido, você pode pensar também em investir em ações direcionadas, como é o caso de divulgar a empresa em algum evento em específico, por exemplo.

Lembre-se que a experiência do consumidor deve ser agradável e marcante e, por isso, é essencial dedicar-se ao estudo do ponto de venda.

3. Reforce a identidade visual da sua marca

As pessoas precisam olhar para o seu PDV e lembrar da sua marca! Por isso, invista na identidade visual nos locais de divulgação.

A identidade visual e a construção do público já estabelecido em franquias, por exemplo, é o que torna esse sistema tão atrativo para os empreendedores.

4. Coloque-se no lugar do cliente

Talvez essa seja a estratégia mais assertiva para construir um bom PDV. Isso porque, a partir do momento em que nos colocamos no lugar do cliente, entendemos quais são as suas reais necessidades e como chamar a atenção do público.

Isso significa investir em:

  • Comunicação visual atraente;
  • Equipe bem treinada e com um atendimento de qualidade;
  • Limpeza e organização dos produtos e serviços;
  • Facilidade na hora do pagamento.

Para o PDV de supermercados, por exemplo, basta se perguntar: “Como eu gostaria de fazer as minhas compras de forma fácil e rápida?”. As respostas podem ser um bom começo para iniciar as suas estratégias!

Conclusão

Como você leu anteriormente, o PDV é uma excelente ferramenta para expandir as possibilidades do relacionamento comercial e aumentar ainda mais as vendas da sua empresa.

Investir nessa prática traz ao seu negócio uma série de benefícios, como:

  • Torna o seu produto mais atrativo;
  • Cria relações mais sólidas com varejistas;
  • Aumenta as vendas;
  • Colabora para o conhecimento de outras áreas da sua empresa.

Independente do tipo de PDV em que a sua empresa se enquadra, é sempre necessário se colocar no lugar do consumidor e elaborar estratégias para tornar a experiência ainda mais completa. Portanto, estude o mercado, o público-alvo da sua marca e conte com a ajuda de especialistas para colocar o PDV do seu negócio em prática!

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