Metodologia OKR: o que é, como funciona e como implementá-la?

Entenda como a metodologia OKR pode ser fundamental para a sua empresa. Com ela, você poderá definir metas e objetivos específicos para alcançar resultados-chave.

Redator(a) Maria Prado Por Maria Prado
29.04.2024
12 minutos de leitura
Metodologia OKR: entenda como ela pode ser útil na sua gestão

Na gestão empresarial, a metodologia OKR se torna uma importante aliada na hora de definir metas e objetivos. Além disso, os resultados a serem obtidos são bem delimitados e condizentes com a capacidade da instituição.

Assim, neste material você entenderá um pouco mais sobre essa metodologia e como implementá-la na sua empresa. A seguir, teremos os seguintes tópicos:

  • O que são OKRs?
  • Por que usar OKRs?
  • Como definir OKRs eficazes?
  • Acompanhamento
  • Por que a comunicação é importante para o OKR?
  • OKR x KPI

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O que são OKRs?

OKRs - Objectives and Key Results - é uma metodologia para definir metas e acompanhar o seu progresso. Ela foi criada ainda na década de 1970, por Andy Grove e hoje é muito utilizada por grandes empresas como a Google.

A metodologia OKR envolve a definição de um objetivo, ou seja, ter uma meta claramente definida. Esses objetivos devem ser ambiciosos, qualitativos e inspiradores. Além disso, é necessário definir também de 3 a 5 resultados-chave. Os principais resultados precisam ser específicos, limitados no tempo e quantitativos.

Por exemplo, o objetivo de uma empresa pode ser "Aumentar o tráfego do site". Os principais resultados seriam etapas mensuráveis como:

  • Alcançar 100.000 visitas mensais ao site até o 2º trimestre;
  • Melhorar o SEO para alcançar os 5 primeiros rankings de pesquisa para palavras-chave principais até o 3º trimestre.

Os principais componentes dos OKRs são:

  • Objetivos - O que você quer realizar?
  • Principais Resultados - Como você vai chegar lá?
  • Time-bound - Qual vai ser o período de tempo necessário?
  • Mensurável - Quais métricas você irá utilizar para acompanhar o progresso?
  • Desafiador - As metas são ambiciosas o suficiente para impulsionar o desempenho?
  • Transparente - Todos na organização acompanham as metas e seus progressos?

Os OKRs criam alinhamento, engajamento e responsabilidade em torno das prioridades definidas. Em vez de ditar tarefas, os OKRs capacitam as equipes a determinar como atingir seus objetivos.

Por que usar OKRs?

Os OKRs têm se tornado uma estrutura cada vez mais popular para a definição de metas nas organizações. A adoção de OKRs oferece vários benefícios, como por exemplo:

Melhora o foco

Com os OKRs, as empresas identificam seus objetivos mais importantes e concentram esforços para alcançá-los. Isso evita que as organizações se distraiam com muitas prioridades concorrentes.

Os OKRs ajudam as equipes a se concentrarem nos objetivos vitais que impulsionarão o crescimento.

Alinha as equipes

Os OKRs promovem o alinhamento em toda a organização, fazendo com que todas as equipes trabalhem em direção aos mesmos objetivos. Em vez de departamentos isolados terem prioridades incompatíveis, os OKRs fornecem uma missão compartilhada.

A configuração de OKRs em toda a organização, juntamente com OKRs individuais e de departamento, garante que todos estejam se movendo na mesma direção.

Leia também: Cultura Organizacional: entenda por que é crucial para o sucesso da sua empresa

Como definir OKRs eficazes?

OKRs eficazes têm várias qualidades importantes que os tornam bem-sucedidos na condução de resultados do negócios. Ao configurar OKRs, é importante seguir a estrutura SMART:

Seja específico

Os OKRs devem ser simples, claros e objetivos. Evite linguagem vaga ou confusa. Defina quem, o que, quando, onde, por que e como, se necessário.

Mensurável

Inclua métricas quantitativas ou qualitativas para acompanhar o progresso. Os resultados-chave mensuráveis ajudam a avaliar o progresso e evitam a interpretação difusa do sucesso.

Realizável

Os OKRs devem impulsionar a organização, mas ainda sim, sendo possíveis de alcançar. Considere as restrições de recursos e busque metas ambiciosas, mas atingíveis.

Relevante

Cada objetivo e resultado-chave deve contribuir claramente para os objetivos centrais do negócio. Concentre esforços em resultados alinhados com as prioridades estratégicas.

Limite o tempo

Defina o período de tempo para conclusão. A cadência dos OKRs é tipicamente trimestral ou semestral. Anexe um prazo ou prazo para fornecer urgência.

Limite os objetivos

Além da estrutura SMART, tenha em mente que é necessário limitar o número de objetivos a serem alcançados. Ou seja, para manter o foco, a maioria dos especialistas recomenda limitar suas metas de OKR de 3 a 5 objetivos por ciclo.

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Acompanhamento

Acompanhar o progresso do OKR é essencial para garantir que as equipes estejam progredindo em direção aos seus principais objetivos.

A frequência de acompanhamento desse progresso depende da duração dos objetivos, mas no mínimo, deve ser mensal. As equipes devem supervisionar as atualizações e discutir os obstáculos a serem superados.

O rastreamento mais frequente, como semanal ou quinzenal, é ideal para identificar possíveis problemas de forma mais rápida. Essa cadência garante que os OKRs estejam sempre em destaque e que as equipes tenham um norte, conforme necessário.

Por que a comunicação é importante para o OKR?

Quanto mais visibilidade sobre as prioridades da empresa, mais fácil se torna para os funcionários verem como seu trabalho se aproxima dos objetivos estratégicos.

Algumas práticas recomendadas para manter a comunicação mais eficaz são:

  • Compartilhe os OKRs amplamente e com frequência. Evite anunciar apenas uma vez por trimestre. É importante reforçar continuamente os principais resultados.
  • Discuta sobre o tema em reuniões de equipe e da empresa. Analise o progresso e solicite opiniões e sugestões.
  • Comemore os sucessos do OKR, não importa quão pequenos eles são. Reconheça principalmente as equipes que atingem metas mais agressivas.
  • Seja transparente sobre OKRs não atingidos. Explique por que eles não foram alcançados e converse sobre o que pode ser melhorado.
  • Solicite ideias de OKR de todos os funcionários. O aumento da participação é importante pois gera maior engajamento entre os colaboradores.
  • Ouça as preocupações e hesitações dos seus funcionários. Supere equívocos por meio de uma comunicação aberta.

OKR x KPI

OKRs e KPIs são duas estruturas populares de definição de metas, mas eles têm algumas diferenças importantes na forma como são usados. Veja quais são:

  • OKRs são Objetivos e Resultados-Chave - eles definem as metas e os resultados mensuráveis que sua equipe deseja alcançar.
  • KPIs são indicadores-chave de desempenho - ou seja, métricas usadas para acompanhar o desempenho e o progresso em direção a essas metas.
  • Os OKRs se concentram nos resultados, enquanto os KPIs se concentram nas atividades mensuráveis.

Quando usar cada um deles?

OKRs são melhores para:

  • Impulsionar o alinhamento e a ambição em toda a organização.
  • Estruturar resultados mensuráveis para objetivos específicos.
  • Concentrar esforços nas iniciativas mais importantes.

Os KPIs são melhores para:

  • Acompanhar o desempenho e progresso de forma contínua.
  • Monitorar os processos e as métricas.
  • Identificar lacunas no desempenho e melhorá-las.

As duas estruturas se complementam bem. Os OKRs ajudam a definir as metas mais importantes, enquanto os KPIs ajudam a mapear as atividades necessárias para alcançá-las. Usar OKRs e KPIs juntos fornece foco, alinhamento e responsabilidade.

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A gestão empresarial é o ponto chave para o sucesso de um negócio. Definir metas e objetivos específicos é extremamente importante e acompanhar todo o progresso em direção a eles é essencial.

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