Na gestão empresarial, a metodologia OKR se torna uma importante aliada na hora de definir metas e objetivos. Além disso, os resultados a serem obtidos são bem delimitados e condizentes com a capacidade da instituição.
Assim, neste material você entenderá um pouco mais sobre essa metodologia e como implementá-la na sua empresa. A seguir, teremos os seguintes tópicos:
- O que são OKRs?
- Por que usar OKRs?
- Como definir OKRs eficazes?
- Acompanhamento
- Por que a comunicação é importante para o OKR?
- OKR x KPI
O que são OKRs?
OKRs - Objectives and Key Results - é uma metodologia para definir metas e acompanhar o seu progresso. Ela foi criada ainda na década de 1970, por Andy Grove e hoje é muito utilizada por grandes empresas como a Google.
A metodologia OKR envolve a definição de um objetivo, ou seja, ter uma meta claramente definida. Esses objetivos devem ser ambiciosos, qualitativos e inspiradores. Além disso, é necessário definir também de 3 a 5 resultados-chave. Os principais resultados precisam ser específicos, limitados no tempo e quantitativos.
Por exemplo, o objetivo de uma empresa pode ser "Aumentar o tráfego do site". Os principais resultados seriam etapas mensuráveis como:
- Alcançar 100.000 visitas mensais ao site até o 2º trimestre;
- Melhorar o SEO para alcançar os 5 primeiros rankings de pesquisa para palavras-chave principais até o 3º trimestre.
Os principais componentes dos OKRs são:
- Objetivos - O que você quer realizar?
- Principais Resultados - Como você vai chegar lá?
- Time-bound - Qual vai ser o período de tempo necessário?
- Mensurável - Quais métricas você irá utilizar para acompanhar o progresso?
- Desafiador - As metas são ambiciosas o suficiente para impulsionar o desempenho?
- Transparente - Todos na organização acompanham as metas e seus progressos?
Os OKRs criam alinhamento, engajamento e responsabilidade em torno das prioridades definidas. Em vez de ditar tarefas, os OKRs capacitam as equipes a determinar como atingir seus objetivos.
Por que usar OKRs?
Os OKRs têm se tornado uma estrutura cada vez mais popular para a definição de metas nas organizações. A adoção de OKRs oferece vários benefícios, como por exemplo:
Melhora o foco
Com os OKRs, as empresas identificam seus objetivos mais importantes e concentram esforços para alcançá-los. Isso evita que as organizações se distraiam com muitas prioridades concorrentes.
Os OKRs ajudam as equipes a se concentrarem nos objetivos vitais que impulsionarão o crescimento.
Alinha as equipes
Os OKRs promovem o alinhamento em toda a organização, fazendo com que todas as equipes trabalhem em direção aos mesmos objetivos. Em vez de departamentos isolados terem prioridades incompatíveis, os OKRs fornecem uma missão compartilhada.
A configuração de OKRs em toda a organização, juntamente com OKRs individuais e de departamento, garante que todos estejam se movendo na mesma direção.
Leia também: Cultura Organizacional: entenda por que é crucial para o sucesso da sua empresa
Como definir OKRs eficazes?
OKRs eficazes têm várias qualidades importantes que os tornam bem-sucedidos na condução de resultados do negócios. Ao configurar OKRs, é importante seguir a estrutura SMART:
Seja específico
Os OKRs devem ser simples, claros e objetivos. Evite linguagem vaga ou confusa. Defina quem, o que, quando, onde, por que e como, se necessário.
Mensurável
Inclua métricas quantitativas ou qualitativas para acompanhar o progresso. Os resultados-chave mensuráveis ajudam a avaliar o progresso e evitam a interpretação difusa do sucesso.
Realizável
Os OKRs devem impulsionar a organização, mas ainda sim, sendo possíveis de alcançar. Considere as restrições de recursos e busque metas ambiciosas, mas atingíveis.
Relevante
Cada objetivo e resultado-chave deve contribuir claramente para os objetivos centrais do negócio. Concentre esforços em resultados alinhados com as prioridades estratégicas.
Limite o tempo
Defina o período de tempo para conclusão. A cadência dos OKRs é tipicamente trimestral ou semestral. Anexe um prazo ou prazo para fornecer urgência.
Limite os objetivos
Além da estrutura SMART, tenha em mente que é necessário limitar o número de objetivos a serem alcançados. Ou seja, para manter o foco, a maioria dos especialistas recomenda limitar suas metas de OKR de 3 a 5 objetivos por ciclo.
Acompanhamento
Acompanhar o progresso do OKR é essencial para garantir que as equipes estejam progredindo em direção aos seus principais objetivos.
A frequência de acompanhamento desse progresso depende da duração dos objetivos, mas no mínimo, deve ser mensal. As equipes devem supervisionar as atualizações e discutir os obstáculos a serem superados.
O rastreamento mais frequente, como semanal ou quinzenal, é ideal para identificar possíveis problemas de forma mais rápida. Essa cadência garante que os OKRs estejam sempre em destaque e que as equipes tenham um norte, conforme necessário.
Por que a comunicação é importante para o OKR?
Quanto mais visibilidade sobre as prioridades da empresa, mais fácil se torna para os funcionários verem como seu trabalho se aproxima dos objetivos estratégicos.
Algumas práticas recomendadas para manter a comunicação mais eficaz são:
- Compartilhe os OKRs amplamente e com frequência. Evite anunciar apenas uma vez por trimestre. É importante reforçar continuamente os principais resultados.
- Discuta sobre o tema em reuniões de equipe e da empresa. Analise o progresso e solicite opiniões e sugestões.
- Comemore os sucessos do OKR, não importa quão pequenos eles são. Reconheça principalmente as equipes que atingem metas mais agressivas.
- Seja transparente sobre OKRs não atingidos. Explique por que eles não foram alcançados e converse sobre o que pode ser melhorado.
- Solicite ideias de OKR de todos os funcionários. O aumento da participação é importante pois gera maior engajamento entre os colaboradores.
- Ouça as preocupações e hesitações dos seus funcionários. Supere equívocos por meio de uma comunicação aberta.
OKR x KPI
OKRs e KPIs são duas estruturas populares de definição de metas, mas eles têm algumas diferenças importantes na forma como são usados. Veja quais são:
- OKRs são Objetivos e Resultados-Chave - eles definem as metas e os resultados mensuráveis que sua equipe deseja alcançar.
- KPIs são indicadores-chave de desempenho - ou seja, métricas usadas para acompanhar o desempenho e o progresso em direção a essas metas.
- Os OKRs se concentram nos resultados, enquanto os KPIs se concentram nas atividades mensuráveis.
Quando usar cada um deles?
OKRs são melhores para:
- Impulsionar o alinhamento e a ambição em toda a organização.
- Estruturar resultados mensuráveis para objetivos específicos.
- Concentrar esforços nas iniciativas mais importantes.
Os KPIs são melhores para:
- Acompanhar o desempenho e progresso de forma contínua.
- Monitorar os processos e as métricas.
- Identificar lacunas no desempenho e melhorá-las.
As duas estruturas se complementam bem. Os OKRs ajudam a definir as metas mais importantes, enquanto os KPIs ajudam a mapear as atividades necessárias para alcançá-las. Usar OKRs e KPIs juntos fornece foco, alinhamento e responsabilidade.
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A gestão empresarial é o ponto chave para o sucesso de um negócio. Definir metas e objetivos específicos é extremamente importante e acompanhar todo o progresso em direção a eles é essencial.
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