Ao abrir um novo negócio, o empreendedor se depara com uma série de questões a serem respondidas e desafios para enfrentar e fazer a empresa crescer cada vez mais no mercado.
Definitivamente, uma das maiores dúvidas do Microempreendedor Individual, por exemplo, é em relação à cobrança do seu serviço. Saber colocar valor no que se faz, inclusive, vale para todo mundo — desde microempresas até mesmo grandes negócios.
Pensando em ajudar você nesta etapa, elaboramos este artigo com as principais dicas e informações de como saber quanto cobrar pelo seu serviço. Acompanhe a leitura e fique por dentro do assunto!
Precificação: o que é e como descobrir quanto cobrar pelo serviço?
Antes de mais nada, é muito importante reforçar o conceito da precificação e saber como a palavra funciona.
No dicionário, precificar significa “ato de determinar um preço”, mas seu sentido é muito mais complexo no mundo dos negócios.
Definir o valor de um produto ou serviço deve ser feito antes mesmo do início das atividades, e deve ser revisado periodicamente. Além disso, saber precificar é saber, também, a diferença entre preço e valor.
Entenda: Enquanto o preço está relacionado apenas a uma determinada quantia de dinheiro, o valor é voltado à percepção dos benefícios que esse bem ou serviço irá trazer.
Alguma vez na vida você já deve ter escutado a frase “o barato sai caro”, não é mesmo? Isso porque, nessa situação, algum produto ou serviço possui o preço menor, mas não oferece tantos benefícios ao consumidor quanto deveria. Ou seja, o seu valor não é bom o suficiente, quando comparado ao preço.
A grande questão é: como chegar em um valor justo, tanto para o empreendedor quanto para o consumidor?
Para isso, você precisa considerar inúmeros fatores, como os seus custos, os padrões de mercado, a margem de lucro desejada, a concorrência e outras questões.
Composição do valor total
Existem quatro fatores que compõem o valor total de um bem ou serviço que você deve levar em consideração na sua Microempresa. Acompanhe os tópicos abaixo!
1. Custo
O custo é a soma de todos os componentes utilizados para a fabricação do produto ou oferta do serviço, como mão-de-obra, matéria-prima, impostos, entre outros.
Os custos, inclusive, podem ser divididos entre custos fixos e variáveis.
O primeiro se relaciona com os gastos fixos, como aluguel, planos de telefonia etc. Já os custos variáveis, como o próprio nome diz, são os que variam conforme volume de produção e de vendas, como matéria-prima, energia elétrica etc.
2. Consumidor
Outro fator importante que compõe o valor total de um produto ou serviço é o consumidor.
Dessa forma, é muito importante que o gestor conheça o perfil do seu público-alvo, assim como os seus hábitos e a capacidade que ele tem de adquirir bens e serviços.
Esses dados, então, serão responsáveis por ajudar a chegar no valor ideal para o seu negócio.
3. Concorrência
Ficar de olho na concorrência é importante para ter ideia do preço médio que está sendo cobrado pelo mesmo serviço que você pretende oferecer.
Entender a concorrência é, ao mesmo tempo, entender como funciona a dinâmica do mercado.
Mas é preciso ter cuidado! Nem sempre a precificação baseada na concorrência é o melhor modelo para as microempresas, já que grandes empresas podem ter preços muito mais atrativos por conta da credibilidade que já construíram no mercado e pelos ganhos em maior escala.
Neste caso, use os valores apenas como referência e seja coerente com a sua realidade.
4. Valor agregado
Como citamos anteriormente, precificar é muito mais completo quando se trata do mundo dos negócios.
O valor agregado é uma prova disso: o que a sua empresa oferece é um fator essencial para determinar a compra final.
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4 dicas para saber quanto cobrar se você é MEI
Agora que você já entendeu como funciona a precificação e como é composto o valor total de um produto ou serviço, vamos te apresentar cinco dicas super importantes para saber quanto você deve cobrar sendo MEI. Continue a leitura!
Reconheça o quanto você vale
Um fator essencial para cobrar sendo MEI é a sua experiência.
No geral, o mercado trabalha com algumas classificações, de acordo com o tempo de trabalho. Conheça as principais:
- Junior: Cargos destinados ao recém-formado, complexidade menor de tarefas e normalmente sem autonomia para decisões;
- Pleno: Maior complexidade de tarefas, normalmente com profissionais entre 5 a 10 anos de experiência;
- Sênior: Ampla complexidade e grande maturidade profissional e emocional, poder de decisão e capacidade para assumir funções de liderança.
Reconhecer o quanto você vale é fundamental para estabelecer limites justos para você e também para o consumidor final.
Identifique as despesas
Em uma precificação, identificar as despesas é fundamental para chegar no valor final de um bem ou serviço prestado.
Por isso, coloque na ponta do lápis o que foi gasto para, inclusive, saber quanto cobrar por hora de trabalho, contas de água, luz e internet, material de escritório, transporte ou deslocamento etc.
É claro que não será a toma de tudo isso em um projeto, mas identificar as despesas e ter noção do custo total é importante para chegar ao valor desejado.
Calcule o valor a hora trabalhada
Muitos microempreendedores têm dúvidas sobre o cálculo de horas trabalhadas.
Para os profissionais recém-saídos do mercado formal, uma dica é começar avaliando o salário que recebia, além dos benefícios. Depois disso, divida o valor total pelo número de horas mensais trabalhadas — aqui, você tem a primeira ideia de quanto deve cobrar por hora.
Sob o mesmo ponto de vista, faça uma estimativa de horas que serão gastas para completar um serviço ou produzir um bem.
Lembre-se sempre de usar o bom senso, identificando as realidades diferentes, mercado e necessidade do cliente. Acrescente, também, uma margem de lucro de acordo com a sua experiência.
Estabeleça uma meta
Estabelecer uma meta para o seu bem ou serviço é estipular um salário e entender quanto cobrar sendo MEI.
A dica é não fugir muito desse propósito, mantendo sempre os valores bem anotados e controlados com uma boa gestão financeira.
Agora que você leu algumas dicas de quanto cobrar pelo seu serviço, deu para perceber que não existe fórmula mágica.
Entender o mercado em que atua, o tipo de serviço que você presta e o seu perfil profissional são uns dos fatores que vão te auxiliar a entender quanto cobrar por um serviço.
Fique de olho no blog do Contas Online para saber mais sobre finanças e gestão!
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