Matriz BCG: O que é, como fazer e exemplos

Conheça a Matriz BCG e como essa técnica de análise colabora para que a sua empresa elabore estratégias assertivas de investimento.

20.12.2022
15 minutos de leitura
O que é Matriz BCG e como fazer?

A Matriz BCG é uma técnica fundamental para empresas elaborarem estratégias assertivas de investimento e analisarem profundamente os seus produtos e serviços.

Entender como essa matriz funciona na prática é essencial para utilizá-la no dia a dia do seu negócio da melhor forma possível e mapear a sua empresa. Neste artigo, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto através dos tópicos:

  • O que é Matriz BCG?
  • Como funciona a Matriz BCG?
  • Quadrante da Matriz BCG
  • Como montar a Matriz BCG?

Continue a leitura!

O que é Matriz BCG?

A Matriz BCG é uma técnica de análise utilizada para mapear uma empresa a partir do desempenho dos produtos ou serviços oferecidos por esse negócio em relação a sua aceitação pelo consumidor.

O nome é originário da sigla Boston Consulting Group (BCG), o local onde a metodologia foi criada nos anos de 1970 pelo empresário americano Bruce Henderson.

A matriz também é conhecida por outros nomes, como Growth-Share Matrix ou diagrama de portfólio. Todos eles fazem com que os empresários tenham uma visão sistêmica de seus produtos e serviços, podendo, então, redobrar a sua atenção para aqueles que potencializam o fluxo de caixa ou alterar as metas para outros que demandam muito esforço, mas não trazem o resultado desejado.

Em resumo, a matriz BCG é um exemplo de solução ágil e prática em que você utiliza as informações corretas para construir um gráfico de fácil análise.

Como funciona a matriz BCG?

Agora que você já sabe o que é a matriz BCG, é importante entender como essa técnica funciona na prática. Vamos lá?

Antes de mais nada, você precisa entender que a Matriz BCG é desenvolvida a partir de 4 decisões que um empreendedor pode tomar sobre os seus produtos ou serviços:

  1. Construir: isto é, ampliar a sua participação no mercado;
  2. Manter: conservar a participação atual do mercado;
  3. Colher: aproveitar ao máximo os resultados que são obtidos com determinado serviço ou produto;
  4. Abandonar: deixar de incluir o produto ou serviço no portfólio da empresa.

A partir disso, a matriz se define em 4 categorias:

1. Estrela

Na matriz BCG, a estrela está relacionada com o crescimento de determinado produto ou serviço no negócio.

Sendo responsável por uma boa parcela do faturamento da empresa, a estrela exige que o investimento seja ainda maior para que se alcance mais resultados. Para esse tipo de produto, no entanto, o ideal é unir os times de marketing e vendas para obter esse retorno.

2. Vaca leiteira

Ao contrário da estrela, a vaca leiteira diz respeito àquele produto ou serviço que não demanda muito esforço de venda, isto é, o seu sucesso já é consolidado entre os clientes.

Esse modelo é o desejo de todo empreendedor e revela a maturidade do negócio, uma vez que o sucesso do produto/serviço é justificado pela sua qualidade e pela reputação, já vendendo sem demandar muito esforço.

3. Interrogação ou questionamento

A terceira categoria da matriz BCG é a interrogação ou questionamento, que se diz respeito à introdução de um produto. Ou seja, serviços ou produtos recém-lançados que ainda não apresentam lucros para a empresa e não temos certeza de qual caminho ele irá seguir.

4. Abacaxi

Ao contrário da vaca leiteira, o abacaxi é o tipo de produto que todo empreendedor deseja longe do seu negócio. Ou seja, opções em declínio no mercado e que não geram muita lucratividade e geralmente vem acompanhado de boas “incomodações”.

O ideal, nesse caso, é entender de onde estão surgindo esses problemas e procurar solucioná-los ou, dependendo da situação, deixar de incluir esse produto ou serviço no portfólio da empresa.

Quadrante da Matriz BCG

Além do funcionamento da Matriz BCG, é importante aprender sobre a sua representação gráfica. As categorias que citamos anteriormente são enquadradas da seguinte forma:

Ilustração

Nesse sentido, percebemos que a Matriz BCG também é dividida a partir da participação do produto ou serviço no mercado, sendo considerada alta ou baixa.

Como montar a Matriz BCG?

O primeiro passo para montar a Matriz BCG é estudar e conhecer muito bem o portfólio dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa, assim como os feedbacks que eles recebem no mercado de trabalho.

A partir disso, você consegue montar a sua Matriz BCG nos seguintes passos:

  1. Trace as linhas originais da Matriz BCG, assim como os conceitos “Participação relativa do mercado”, “Alta”, “Baixa”, “Estrela”, “Interrogação”, “Vaca leiteira” e “Abacaxi”, como consta na imagem apresentada anteriormente;
  2. Dentro de cada quadrante, escreva os produtos ou serviços que melhor são definidos pelo significado de cada elemento;
  3. A partir disso, comece a analisar o significado de cada quadrante e possíveis estratégias a serem trabalhadas. Vamos entender melhor?

No caso dos produtos/serviços que você colocou no abacaxi, é preciso entender que esse produto não tem o resultado esperado. Nesse sentido, deve-se desenvolver um plano de ação para evitar ainda mais prejuízos e alterar o seu percurso. Que tal alterar a forma como esse serviço é oferecido ou repensar o valor do produto? Tome essa decisão antes de grandes prejuízos!

Na estrela, por outro lado, o caminho não é nem um pouco assustador como o citado anteriormente. Aqui, o sucesso é consolidado — mas é preciso acompanhar para que esses benefícios sejam constantes. Portanto, fique atento no rumo que o seu produto ou serviço pode tomar.

Quanto às interrogações, faça a sua aposta se vale a pena ou não continuar investindo nesse negócio. Na vaca leiteira, no entanto, aproveite para colher o máximo de lucro possível.

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Exemplos práticos da Matriz BCG

Caso você ainda esteja com alguma dúvida sobre a aplicação da Matriz BCG, vamos apresentar um exemplo prático para que a ideia se torne ainda mais clara. Na indústria de computadores, podemos aplicar a Matriz BCG, resumidamente, da seguinte forma:

  • Estrela: smartphones. Isto é, produtos com grande sucesso e indispensáveis no mundo atual altamente tecnológico;
  • Vaca leiteira: tablets. Instrumentos corporativos importantes, mas sem grandes investimentos. No mercado, empresas como Apple e Samsung dominam a cena;
  • Interrogação: notebooks. Apesar de ser um item prático, a busca pelo produto tem se tornado cada vez menor, uma vez que o consumidor procura por itens mais leves e portáteis;
  • Abacaxi: computadores de mesa. Objetos ainda relevantes para áreas do design, fotografia e games, por exemplo. No entanto, a tendência é que a venda diminua ainda mais nos próximos anos.

A conclusão é que, com a Matriz BCG, você conhece os produtos e serviços do seu negócio e seus potenciais, podendo realizar, ou não, estratégias para melhorar os seus resultados.

Agora que você já conhece a Matriz BCG e como aplicá-la em sua empresa, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais?

Ilustração

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