Logística reversa: O que é, como funciona e com fazer

Entenda o que é logística reversa e conheça os benefícios dessa prática para a sua empresa e a experiência do cliente.

15.11.2022
21 minutos de leitura
Logística reversa: O que é, como funciona e com fazer

Tão importante quanto focar nas vendas da sua empresa é focar no pós-venda, uma vez que clientes satisfeitos tendem a comprar novamente e ainda indicar a sua marca para outras pessoas.

A logística reversa tem tudo a ver com esse processo e é uma prática obrigatória prevista pela lei número 12.305, instituída em 2010 com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O modelo se refere ao processo de retorno de mercadorias para o fabricante ou para a loja que vendeu o produto e, neste artigo, vamos falar tudo sobre o assunto nos tópicos a seguir:

  • O que é a logística reversa?
  • Quais as vantagens da logística reversa?
  • A relação entre logística reversa e experiência do cliente
  • Qual a relação da logística reversa e a Política Nacional de Resíduos Sólidos?
  • Exemplos práticos de aplicação da logística reversa
  • Como implantar a logística reversa em meu negócio?

Continue a leitura!

O que é logística reversa?

A logística reversa é uma atividade que pertence ao pós-venda ou pós-consumo e tem como objetivo fazer o retorno eficiente e sustentável dos materiais já utilizados na cadeia produtiva, como o reaproveitamento ou a destinação correta dos resíduos.

Pelo menos 30% dos produtos comprados de forma online são devolvidos e, nesse sentido, os e-commerces precisam estabelecer uma política de troca e devolução, envolvendo, de forma organizada, todos os custos ligados a ela — e é aqui que a política reversa começa.

No e-commerce, a logística reversa acontece basicamente em três situações:

1. Troca na pós-venda

O primeiro caso, bastante comum durante as compras online, é o da troca. Está relacionado com a compra de produtos que não servem, apresentam algum defeito ou foram enviados de forma diferente do anunciado.

Nesse sentido, o consumidor aciona a loja responsável para solicitar a troca do produto.

2. Devolução na pós-venda

O segundo caso é o da devolução, que é quando o consumidor se arrepende, independente do motivo, da compra realizada.

O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor define que a compra pode ser devolvida à empresa dentro do período de 7 dias a partir da data do recebimento do pedido. Veja a seguir:

“Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Parágrafo único: Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.”

3. Pós-consumo

Nesse terceiro tipo de logística reversa, o produto em questão foi adquirido, utilizado e o consumidor deseja apenas descartá-lo, seja pelo término da sua vida útil ou porque a validade chegou ao fim.

Assim como nos tópicos anteriores, a empresa deve estar preparada para receber os itens e dar o devido encaminhamento a eles.

Em todos os casos que apresentamos no tópico anterior, a mercadoria retorna à loja responsável para voltar ao sistema, ser consertada, se preciso, ou até mesmo descartada.

Em resumo, dizemos que a logística reversa representa todas as operações de reaproveitamento de produtos. Dessa forma, vai muito além do que apenas uma troca e devolução. O termo se relaciona com os seguintes conceitos:

  • Reciclagem;
  • Recuperação de matéria-prima;
  • Reforma;
  • Revenda de itens devolvidos.

A prática tem como objetivo organizar toda a ação do retorno do produto, estruturando o transporte da remessa, sua desmontagem, conserto ou até mesmo a reciclagem do mesmo.

Quais as vantagens da logística reversa?

Como citamos anteriormente, tão importante quanto focar nas vendas da sua marca é investir também no pós-venda, pois é alí que o consumidor entende o compromisso que o negócio tem para com suas necessidades.

A logística reversa é uma prática essencial para qualquer cadeia de suprimentos bem-sucedida, independente do tamanho da sua empresa. Dentre as principais vantagens dessa prática, podemos citar:

Sustentabilidade econômica da empresa

O retorno de alguns produtos ou resíduos para a empresa pode fazer com que eles se tornem uma matéria-prima para novos produtos, contribuindo, assim, para a sustentabilidade econômica do negócio.

Diferencial do negócio no mercado

A logística reversa, quando realizada de forma eficiente, compartilha a responsabilidade da gestão e divulga a sua empresa no mercado como um negócio que se preocupa em solucionar todas as etapas de compra de forma ágil e organizada.

Como consequência, essa estratégia aumenta as chances de compra, uma vez que clientes satisfeitos tendem a comprar novamente e indicar a sua marca para outras pessoas.

Manutenção do meio ambiente

A logística reversa ainda previne o descarte inadequado de resíduos e, nesse sentido, colabora diretamente com questões ambientais.

Em resumo, dizemos que a logística reversa é crucial para a eficiência produtiva da empresa, na experiência do cliente e no cumprimento de leis ambientais.

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A relação entre logística reversa e experiência do cliente

Imagine uma situação: você realiza uma compra online de um produto em determinada empresa e, ao receber o seu pedido, você consta que ele veio errado.

Você, já insatisfeito, solicita a troca ou devolução desse produto e precisa ainda lidar com questões burocráticas e desorganização na empresa. O quão inconveniente é ter que pagar pelo frete de devolução, atrasos nos reembolsos e outras complicações após uma situação já desagradável?

A logística reversa existe justamente para evitar que situações como essa aconteçam, criando um canal de comunicação pós-venda que seja realmente eficaz e possa solucionar com eficiência e rapidez o problema do consumidor.

Essa experiência do cliente é peça-chave para o sucesso da sua marca, evitando custos desnecessários e organizando a rotina do seu negócio.

Qual a relação da logística reversa e a Política Nacional de Resíduos Sólidos?

Em resumo, a logística reversa está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Lei nº 12.305 publicada em agosto de 2010.

Entre as definições, foi estabelecido um acordo entre comerciantes, fabricantes, importadores e distribuidores quanto à implantação de uma responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto.

Dessa forma, a lei busca viabilizar a coleta e a restituição de resíduos sólidos para reaproveitamento ou até mesmo em outra destinação final ambientalmente adequada. O processo garante que as empresas estejam em conformidade com a Lei e as políticas de preservação do meio ambiente.

Exemplos práticos de aplicação da logística reversa

Muitos negócios utilizam da logística reversa até mesmo como estratégia para divulgar a sustentabilidade econômica e ambiental da marca. Vamos conferir alguns exemplos de como isso funciona na prática? Acompanhe nos tópicos abaixo!

HP

A multinacional HP desenvolveu o programa HP Planet Partners Brasil que permite que os consumidores da marca enviem os cartuchos e toners de impressoras da empresa que já foram atualizados.

Como estratégia da logística reversa, a HP investiu em mais de 50 pontos de coleta em todo o Brasil, facilitando essa devolução e conscientizando os consumidores para evitar o descarte no lixo comum.

Empresas de cosméticos

Muitas empresas de cosméticos utilizam insumos químicos na produção dos seus produtos e, a partir da logística reversa, criam estratégias que facilitam o retorno dos resíduos para serem reutilizados em novas mercadorias.

A marca Natura, por exemplo, criou também programas como o “Elos” e “Dê a Mão para o Futuro” para reciclar os seus produtos de PET e vidro, sem prejudicar o meio ambiente.

Indústria de pneus

A indústria de pneus é outro exemplo que deve, por lei, estabelecer um processo de logística reversa. Na prática, essas empresas criam estratégias para o recolhimento dos pneus em seu fim de vida útil, processando-os (triturando e picotando) para vender a outras marcas que utilizam a matéria-prima, como solas de sapato ou produção de asfalto, por exemplo.

E-commerce

Como citamos anteriormente, os e-commerce também utilizam a logística reversa como estratégia para garantir uma boa experiência do cliente em casos de troca e devoluções, organizando todo o processo para que ele seja o mais eficaz e rápido possível.

Como implantar a logística reversa em meu negócio?

Independentemente se o seu negócio é uma grande empresa ou uma pequena marca, é bastante válido entender quais são as principais etapas da logística reversa para aplicar em seu negócio.

Então, confira os passos básicos que podem auxiliá-lo a colocar em prática essa estratégia:

  1. Estabeleça uma política clara: Isto é, organize todos os processos que serão realizados para a logística reversa. Ou seja, como o seu consumidor pode retornar cada produto, embalagem etc;
  2. Capacite a sua equipe: Alinhe todas as informações internamente com os funcionários e colaboradores da sua empresa sobre as diretrizes da logística reversa;
  3. Crie um canal de atendimento: Organize uma equipe para solucionar possíveis dúvidas dos seus consumidores em relação à logística reversa;
  4. Coloque em prática: Coloque a logística reversa do seu negócio em prática e acompanhe todo o processo para garantir que aquilo que foi planejado está realmente sendo colocado em ação.

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Agora que você já conhece todos os detalhes da logística reversa, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais?

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