Empresas que lidam com a venda de serviços e/ou produtos precisam contar com uma certa variedade de formas de pagamento, uma vez que a prática pode ser um grande diferencial para atrair e fidelizar clientes.
Neste artigo, vamos conversar sobre as formas de pagamento mais utilizadas no mercado e como escolher e diversificar as melhores opções para o seu negócio.
Abordaremos o assunto nos tópicos a seguir:
- O que são formas de pagamento?
- Quais são as formas de pagamento mais usadas?
- O que a lei diz sobre as formas de pagamento?
- Como escolher as melhores formas de pagamento para a minha empresa?
Continue a leitura!
O que são formas de pagamento?
Formas de pagamento, ou sistemas de pagamento, como o próprio nome sugere, são os meios disponibilizados por uma empresa e escolhidos pelo cliente para pagar um produto ou serviço.
O dinheiro em espécie é o mais tradicional das formas de pagamento, sendo aceito em basicamente qualquer tipo de transação nos dias atuais. Contudo, alguns outros tipos também são bastante utilizados no dia a dia, como cartões de crédito, cartões de débito, boletos bancários etc.
Com o avanço da tecnologia e a digitalização dos processos, novas formas de pagamento surgiram e têm se tornado cada vez mais comuns em nossa realidade — como é o caso do QR Code e o PIX, por exemplo.
Quais são as formas de pagamento mais usadas?
É importante lembrar que os hábitos dos consumidores alteram de acordo com a situação do país e o avanço tecnológico. De 2018 para 2019, por exemplo, os brasileiros triplicaram o uso de pagamentos pelo celular, saltando de 8% para mais de 21%.
Nesse sentido, vamos elencar as formas de pagamento mais usadas atualmente. Confira a informação nos tópicos abaixo!
1. Dinheiro em espécie
Como citamos anteriormente, o dinheiro em espécie é o tipo mais tradicional e antigo das formas de pagamento, sendo mais comum, principalmente, em cidades de médio e pequeno porte.
Uma das principais vantagens desse método é a ausência do custo de operação financeira, uma vez que o comerciante recebe o dinheiro imediatamente do valor no fluxo de caixa da empresa. Contudo, muitas pessoas citam como desvantagem o fato do seu acúmulo oferecer riscos de assaltos, além de poder gerar um descontrole no fluxo de entrada e saída de produtos.
2. Cartões de débito e crédito
Outra forma de pagamento bastante utilizada são os cartões de débito e crédito que facilitam — e muito — as compras dos consumidores.
Muitas pessoas não gostam de andar com dinheiro em espécie (seja por perigo de assalto ou outros fatores) e, além disso, não é uma tarefa tão prática assim sacar o dinheiro o tempo inteiro. Por esses motivos, o cartão ganha bastante espaço, além de permitir que o estabelecimento ofereça a opção de parcelamento de forma segura.
Contudo, um ponto negativo da prática são os custos das taxas para comerciantes e prazos de recebimentos dos valores de crédito, que se dá em, no mínimo, 30 dias.
3. Boleto bancário
Quando o assunto são compras online, o boleto bancário é uma das formas de pagamento mais comuns. Na prática, o boleto emitido pela empresa é entregue para o cliente, ficando a ele a responsabilidade de finalizar o pagamento do mesmo até a data de vencimento estipulada.
Para a empresa, o boleto bancário pode ser uma excelente vantagem ao utilizar plataformas de gestão financeira, como o Contas Online, onde o negócio utiliza o recurso para receber de seus clientes, fazendo a integração com seus lançamentos e o dinheiro caia diretamente na conta.
4. Transferência bancária
Como o próprio nome sugere, a transferência bancária consiste na transferência de dinheiro diretamente para a conta da empresa, enviando, posteriormente, o comprovante da transação.
5. Pix
Outra forma de pagamento relativamente nova e que está fazendo sucesso entre os brasileiros é o Pix: modalidade que foi lançada em 2020 e trata-se de um pagamento eletrônico instantâneo para pessoas físicas e jurídicas.
Leia mais: O que é Pix? Tire suas dúvidas sobre esse novo meio de pagamento
Existem, ainda, os links de pagamento como uma solução prática para receber o dinheiro sem precisar de uma maquininha ou loja física. Nesse caso, basta ser cadastrado em um intermediador de pagamentos ou carteira digital e enviar o link com o valor a ser pago. Esse valor, então, será direcionado para que o cliente escolha diferentes formas de pagamento: cartão de crédito, débito, boleto bancário etc.
Leia também: Gateway de pagamento: o que é e quais as suas vantagens?
O que a lei diz sobre as formas de pagamento?
Existem algumas regras impostas no Código de Defesa do Consumidor que dizem respeito às formas de pagamento. As principais são:
- Nos estabelecimentos que optaram por receber como forma de pagamento o cartão de débito e crédito, é proibido estipular um valor mínimo para compras à vista;
- O consumidor pode desistir de qualquer compra realizada de forma online, sem custos, em um período de até sete dias corridos.
No mais, fica a critério da empresa escolher as formas de pagamento que melhor se adequam à sua realidade.
Como escolher as melhores formas de pagamento para a minha empresa?
Antes de mais nada, é essencial saber sobre a importância de diversificar as formas de pagamento no seu negócio. Isso porque cada cliente possui um tipo de pagamento que lhe é mais conveniente e possuir apenas uma opção limita o número de clientes que o seu negócio pode atender.
É simples: se o consumidor não encontra a sua opção preferida (ou a sua única opção), é bem provável que você perderá esse cliente para a concorrência.
O grande segredo é, ao escolher as melhores formas de pagamento, atentar-se para o controle eficiente da entrada de recursos e manter o fluxo de caixa em dia.
Agora, confira as principais dicas úteis para escolher as melhores formas de pagamento para a sua empresa. Continue a leitura!
1. Entenda o perfil do seu público
Entender qual é o comportamento do seu público-alvo em relação às finanças é essencial para descobrir qual é a melhor forma de pagamento a ser investida na sua empresa.
Dessa forma, estude o seu público e crie estratégias mais assertivas em cima de descontos, formas de parcelamento e promoções de casa tipo de pagamento.
2. Analise o mercado
Além de conhecer sobre o seu público-alvo, é muito importante entender quais são as formas de pagamento que mais estão sendo utilizadas em seu mercado de atuação. Essa prática é muito importante para avaliar a concorrência, replicar o que dá certo e até mesmo se destacar entre os demais. ,
3. Verifique a cobrança de taxas e prazos
Em casos do cartão de débito e crédito e e-commerce, por exemplo, existem algumas taxas cobradas e prazos para a chegada, de fato, do dinheiro na sua empresa.
A partir disso, avalie se a opção é realmente boa para o seu negócio de acordo.
4. Observe a segurança do pagamento
Como citamos anteriormente, o pagamento em dinheiro nem sempre é uma opção tão segura assim. Em casos de pagamentos online, investir em um bom sistema anti-fraude também é essencial.
Portanto, ao escolher a melhor forma de pagamento para a sua empresa, certifique-se de colocar na lista a questão de segurança como uma das prioridades.
5. Considere a experiência do usuário
Outra dica valiosa é facilitar o máximo possível a experiência do pagamento. Nesse sentido, procure opções que não possuem tanta dificuldade em serem finalizadas.
Invista em um bom planejamento financeiro para organizar as finanças da sua empresa e estabelecer as melhores formas de pagamento!