Comprar ou alugar: o que levar em consideração antes de tomar a decisão

A decisão de comprar ou alugar um imóvel não é simples, ela envolve várias considerações que devem ser examinadas com atenção, como as metas, o objetivo e a sua disponibilidade financeira.

Redator(a) Stefany Ribeiro Por Stefany Ribeiro
09.11.2023
8 minutos de leitura
Qual a melhor opção: comprar ou alugar um imóvel?

Comprar ou alugar um imóvel é uma decisão que demanda ponderação e certa assertividade, é uma tomada de decisão importante e envolve uma boa quantidade de dinheiro. Sendo assim, os recursos necessários são grandes parte da problemática, já que a decisão tem que ser vantajosa e estar no orçamento do comprador, o que não acontece na maioria das vezes.

Segundo a PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua realizada em 2023 pelo IBGE, em relação à condição de ocupação dos domicílios, 63,8% dos imóveis são próprios dos moradores e já pagos, e 21,1% deles são alugados. Muitas dessas compras se tornaram viáveis em virtudes de programas do governo que objetivam ajudar quem deseja ter casa própria. 

Ilustração

Como saber se devo comprar ou alugar?

Comprar ou alugar um imóvel está condicionado às suas aspirações e aos seus objetivos tanto financeiros quanto no geral. Para alguns a compra é a melhor opção, mas isso não deve ser levado como uma regra, porque nem sempre o que é bom e vantajoso para um pode ser também para o outro.

Isto posto, preparamos uma lista de vantagens e desvantagens em relação a cada um deles para tentar esclarecer o que é importante saber antes de tomar decisões precipitadas ou baseadas nas opiniões de terceiros.

Considerações ao comprar um imóvel

Como vimos, comprar um imóvel não é algo que deva ser feito sem pensar ou por impulso, é algo que necessita de um planejamento e ponderação. Dito isso, a seguir veremos pontos importantes que devem ser considerados antes de decidir comprar sua casa. São eles:

Condição financeira

A compra de um imóvel requer um montante inicial relevante, já que demanda várias despesas, incluindo impostos, seguro, manutenção, adiantamento, entre outros. Logo, ter esse dinheiro disponível para poder arcar com esses gastos iniciais é o mais aconselhável a se fazer, ainda mais se a alternativa for se endividar. 

Mercado imobiliário

Nem sempre o imóvel é valorizado da maneira que você espera, a volatilidade do mercado é imprevisível e fatores como localização e condições econômicas contribuem significativamente para essas flutuações. Portanto, realizar pesquisas para considerar todos esses fatos é necessário para não ter suas esperanças frustradas por fazer um mau negócio.

Financiamento

Realizar pesquisas sobre os juros do financiamento também é primordial, os juros do mesmo é influenciado diretamente pela taxa básica dos juros, a Taxa Selic. Atualmente ela está 12,25% ao ano, diminuiu um pouco, mas continua com um valor elevado. Assim, quando a Selic aumenta os valores dos juros aumentam e quando ela abaixa os valores dos juros diminuem.

Portanto, esteja atento aos valores para não acabar pagando juros muito altos. Outro detalhe importante é que as parcelas do seu financiamento não devem comprometer um valor superior a 30% de sua renda mensal. Além disso, você deve estar preparado para possíveis necessidades com a casa nova, como troca ou compra de móveis, pequenos reparos, entre outros.

Saiba mais: Como se preparar para fazer um Financiamento ou Consórcio?

Após analisar todos os pontos acima, vamos agora às vantagens que adquirir um imóvel pode te trazer:

Vantagens

Investimento a longo prazo

Embora a maioria dos investidores não considere a compra de um imóvel como um investimento. Isso se dá, principalmente, por conta das despesas com reformas e reparos que serão necessários ao longo do tempo. Mas para quem decide revender, ela tem o potencial, sim, de vir a se tornar um investimento.

Valorização com o tempo

Pode ser valorizada pela localização em que ocupa, seja em uma região propícia ao desenvolvimento, ou que seja perto de comércios, opções de lazer ou transportes. Outros diferenciais que podem ajudar na valorização, são: seu estado de conservação, seu tamanho, distribuição dos cômodos, etc.

Custos relativamente estáveis

Se formos comparar em relação ao aluguel que sempre sofre reajustes anuais, as parcelas de um financiamento ou consórcio são bem estáveis, diminuindo assim a probabilidade de valores não previstos no orçamento.

Segurança e tranquilidade

A compra pode trazer segurança e tranquilidade, já que não estará preso a vencimentos, ou corre o risco do proprietário pedir o imóvel. Seja antes do prazo, ou ao término do contrato e acabar com você tendo que desocupar o lugar sem estar preparado para tal.

Ilustração

Considerações ao alugar um imóvel

Condição financeira

Embora os valores sejam um pouco menores do que comprar a sua casa, ao alugar você não estará construindo um patrimônio. Ao alugar um imóvel, não terá nenhum retorno financeiro, seja a médio ou longo prazo.

Variação de custos

Os valores do aluguel podem aumentar no decorrer do tempo, seja pelas condições do mercado, reajustes anuais ou também em decorrência das decisões do proprietário. Esses custos podem comprometer seu orçamento caso não mantenha seu controle financeiro em dia.

Vantagens em morar de aluguel

Flexibilidade geográfica

Ao morar de aluguel você tem a possibilidade de mudar quando quiser e para onde desejar. Assim, pode aproveitar novas oportunidades de trabalho sem ficar preso a uma cidade ou a um local, além de ter a oportunidade de aproveitar para conhecer novas regiões e lugares.

Economizar

Quem aluga geralmente não é responsável pelos custos de manutenção, como grandes reparos. Além disso, os custos de alugar são bem mais em conta do que ao adquirir a casa própria, como o adiantamento, por exemplo.

Leia sobre: Gestão financeira pessoal: quanto custa morar sozinho(a)?

Conclusão

Como vimos, a opção de comprar ou alugar um imóvel vai depender única e exclusivamente dos seus objetivos, suas metas e o seu financeiro. Se no momento, está fazendo descobertas em sua carreira, não quer se prender a lugar algum, deseja algo flexível, talvez deva optar pelo aluguel.

Agora se deseja constituir uma família, ter estabilidade, sem mudanças recorrentes e possui recursos para isso sem comprometer o seu orçamento, então deva considerar a compra de um imóvel. Mas são apenas ponderações, como dito acima, você tem que tomar suas decisões baseadas em suas metas pessoais, fazer uma lista de prós e contras, fazer cálculos, compare o que será melhor financeiramente ao longo prazo e o que faz mais sentido no seu estilo de vida.

Diante a tudo o que vimos, um fato incontestável é que: independente de você escolher alugar ou comprar, você precisa ter um controle financeiro. Gerir suas finanças de modo eficiente e constante para não ser pego desprevenido e desse modo, ter a possibilidade de direcionar apropriadamente seus recursos, priorizando o que importa sem gastos desnecessários.

Contas Online

O Contas Online é um sistema de gestão financeira tanto pessoal quanto empresarial, onde é possível monitorar seu fluxo de caixa de maneira organizada e eficiente. O sistema possui mais de 20 funcionalidades, possibilitando que você personalize da maneira que desejar deixando o seu controle do seu jeito.

Uma das funcionalidades do sistema é o recurso de Metas, onde é possível estipular um orçamento para determinada categoria e o sistema mostrará quanto falta para você atingir o valor estipulado ou se o limite foi ultrapassado. Para conhecer essa e as demais funcionalidades do sistema, faça um teste de 7 dias grátis no Contas Online.

Cadastre-se e comece o seu controle financeiro agora mesmo!

Ilustração

Feedback

Gostou ou foi útil este conteúdo?