Se você trabalha com finanças e negócios em geral, provavelmente já ouviu falar do termo business intelligence, não é mesmo?
Reconhecer a importância de uma análise de dados para a administração de uma empresa é o primeiro passo para entender o que é business intelligence e como esse termo se refere às decisões estratégicas.
Traduzido para o português como inteligência de mercado, o termo se relaciona como um passo além para as empresas se reinventarem, tanto interna como externamente.
Neste artigo, vamos te explicar o que é business intelligence e qual é a sua importância para um negócio, além de mostrar como o termo é aplicado no dia a dia dos empresários.
Todo o assunto será abordado nos seguintes tópicos:
- O que é e como surgiu o Business Intelligence?
- Qual a importância do Business Intelligence?
- Aplicações do Business Intelligence
- Como posso aplicar essa inteligência no meu negócio?
- Como funciona o Business Intelligence
- Onde o Business Intelligence é aplicável e quanto tempo dura o projeto
Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura!
O que é e como surgiu o Business Intelligence?
Resumidamente, podemos definir o business intelligence, ou simplesmente BI, como uma análise e monitoramento de todos os dados que são importantes para um negócio — o termo está ligado à alta performance das empresas modernas.
É importante reforçar que essa definição é um conceito ainda bastante novo e inovador.Afinal, o real business intelligence é um termo popular que vem sendo usado há muito tempo.
O Business Intelligence mais tradicional, escrito com as letras maiúsculas, surgiu na década de 1960 como um sistema real e com o principal objetivo de compartilhar informações entre as empresas.
Por mais superficial que a ideia fosse, o intuito sempre foi explorar o potencial dos dados.
Com o avanço da tecnologia e os novos modelos computacionais, o BI se desenvolveu nos anos 80 para auxiliar diretamente na tomada de decisões e transformar os dados em informações.
Atualmente, o business intelligence é extremamente importante para definir uma estratégia e montar um plano de ação.
Vale ressaltar que o termo não se trata apenas de uma tecnologia e, sim, de um conceito. Contudo, muitas ferramentas como softwares e soluções inovadoras podem compor o processo.
Na prática, uma pessoa com o business intelligence moderno possui uma visão abrangente dos dados da sua organização e usa esses dados para gerar mudanças positivas, eliminar a ineficiência e se adaptar rapidamente às mudanças no mercado.
Qual a importância do Business Intelligence?
O objetivo principal do business intelligence é fazer com que o negócio tome decisões corporativas de modo mais assertivo.
Afinal, o BI traz informações que permitem que a empresa direcione seu planejamento de forma estratégica, sem depender da “tentativa e erro”.
Essas descobertas, então, podem ser aplicáveis até mesmo no dia a dia, seja em técnicas operacionais, pesquisa de mercado, comunicação, estudo de público etc.
Em resumo, os pilares do business intelligence podem ser divididos nos seguintes processos:
- Coletar dados;
- Organizar e analisá-los;
- Executar e monitorá-los.
Esses pilares facilitam os processos da gestão empresarial e promovem a empresa um status de competitividade no mercado, com diferenciais que a destacam da concorrência.
De acordo com uma pesquisa da plataforma de análise visual Tableau, uma organização que investe em business intelligence pode ter até 127% de ROI em apenas 3 anos.
Confira outros exemplos de como o BI pode auxiliar as empresas:
- Identificar formas de aumentar os lucros;
- Acompanhamento do desempenho do negócio;
- Otimização de operações;
- Identificação prévia das tendências do mercado;
- Análise comportamental dos clientes;
- Comparação de dados com a concorrência;
- Descoberta de erros ou problemas.
Aplicações do Business Intelligence
Agora que você já sabe o que é business intelligence e qual a sua importância para uma empresa moderna, é a hora de entender como de fato acontecem as aplicações deste termo.
Afinal, como aplicar o BI para coletar os dados tão importantes para o futuro estratégico de um negócio? Acompanhe a leitura!
Monitorar interesse
Uma alternativa bastante utilizada para aplicar o business intelligence é investir em uma ferramenta de monitoramento de notícias e sites de interesse para o seu segmento de mercado.
Através da definição das palavras-chave corretas, é possível monitorar interesse e acompanhar o que estão falando sobre sua empresa, sobre a concorrência e as tendências que podem ser úteis para o estabelecimento.
Monitorar interesse no BI é capaz de gerar relatórios poderosos para a sua estratégia.
Monitorar engajamento
Tanto em relação ao público externo quanto ao interno, o monitoramento de engajamento é fundamental para o andamento de um negócio. Isso porque com essa função, é possível identificar diferentes tipos de público.
Com as ferramentas corretas de BI, obtêm-se insights qualitativos e quantitativos, indicando quais são os tópicos de interesse do público em relação à marca, definindo campanhas de marketing e endomarketing mais eficazes.
Monitorar clientes
Os softwares de CRM (Customer Relationship Management) são um exemplo disso.
Através da plataforma, a empresa coleta dados de prospecção, atendimento e até mesmo o processo de pós-venda.
Dessa forma, o estabelecimento consegue identificar problemas na jornada de compra e aprimorar suas estratégias.
Monitorar o comportamento do usuário
Esse tipo de aplicação do business intelligence é importante para entender qual é a área mais visitada do seu site, qual recebe mais tempo de atenção etc.
A partir daí, é possível investir em todo um planejamento que convide mais visitantes e, como consequência, alimentar clientes em potencial.
Reduzir custos
A redução de custos também é uma das consequências da aplicação do BI em uma empresa.
Isso porque as estratégias se tornam muito mais assertivas, permitindo que a empresa tome decisões reais e muito mais embasadas, evitando o desperdício de recursos com ideais que podem não dar certo.
Como funciona o Business Intelligence
Até agora foi possível você compreender melhor sobre o business intelligence e suas possíveis aplicações. Mas afinal, como o processo funciona de fato?
Como citamos brevemente neste artigo, os pilares do BI são de coleta de dados, análise, compartilhamento e monitoramento.
Continue a leitura para saber mais sobre cada um deles!
Coleta de informações
O primeiro passo para o processo do business intelligence é definir qual tipo de informação é útil para o negócio e, além disso, qual é o objetivo que se deseja alcançar.
É nessa fase, inclusive, que acontece a limpeza das informações da empresa, selecionando o que é de fato interessante de acordo com o objetivo do estudo.
Análise de dados
Depois que a coleta das informações é realizada, é a hora de definir as métricas responsáveis por interpretá-las.
Aqui, os dados são organizados, de forma a se tornarem mais fáceis para a visualização e comparação.
Compartilhamento
Agora, os relatórios realizados nas tarefas anteriores são encaminhados para as suas respectivas áreas correspondentes, para que os gestores e responsáveis pelo setor possam trocar ideias e tomar as melhores decisões para a empresa.
Monitoramento dos dados
Para que o processo de business intelligence funcione, os resultados devem ser constantemente monitorados e revisados.
Isso porque podem eventualmente surgir novas fontes de dados que estão alinhadas à movimentação do mercado ou até mesmo da própria organização.
Onde o Business Intelligence é aplicável e quanto tempo dura o projeto
Uma das grandes vantagens do business intelligence é a sua flexibilidade. Isso porque todos os setores de uma empresa podem se beneficiar com a ferramenta — o necessário aqui é entender quais pilares o seu negócio precisa de um direcionamento.
Normalmente, os projetos duram anos. Afinal, ele não termina após o desenvolvimento, já que precisa receber manutenções constantemente.
Agora que você já sabe tudo sobre Business Intelligence, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais?