Se você possui um negócio, já sabe que um bom controle financeiro empresarial é muito mais que apenas registrar pagamentos e recebimentos. Para ser completo e eficaz, ele deve incluir dados que te ajudem a tomar decisões estratégicas.
O Balanço anual ou balanço patrimonial é uma atividade financeira que deve ser realizada regularmente por todas as empresas, independentemente de seu porte.
As informações que ele fornece ajudam a identificar possíveis fontes de problemas futuros, bem como estratégias para minimizar prejuízos.
Neste artigo você vai aprender:
- O que é balanço anual/ patrimonial?
- Qual é a importância do balanço patrimonial?
- Como fazer um balanço patrimonial
O que é balanço anual/ patrimonial
O balanço anual é um relatório contábil, através do qual são registradas todas as movimentações financeiras da empresa dentro do período de um ano. Nele você deve especificar:
- Bens;
- Direitos;
- Valores Monetários;
- Obrigações;
- Investimentos;
- Fontes de recurso.
As informações necessárias para preencher o seu balanço patrimonial devem ser encontradas no Livro-Diário — escrituração obrigatória exigida pelo Decreto-Lei 486 e regulamentado pelo Decreto-Lei 64.567.
O Livro-Diário contém todas as movimentações que envolvem valor, sejam elas modificativas ou permutativas.
Qual é a importância do balanço patrimonial?
Junto com o fluxo de caixa, o balanço anual é uma ferramenta que permite que investidores obtenham informações sobre a sua situação financeira de uma determinada empresa, bem como de suas operações.
Isso porque ele condensa pontos importantes e atualizados do departamento financeiro, incluindo ativos, passivos e patrimônio líquido.
Sendo assim, não poderíamos falar de sua importância sem citar um de seus principais objetivos: fornecer a possíveis investidores um panorama das finanças do negócio, deixando claro o que a empresa possui e o que ela deve.
Mas, se o seu negócio ainda não está na fase de atrair investidores, isso não significa que você não pode tirar nenhum proveito desta atividade. Porque estas informações também são essenciais para que você tome decisões com consequências positivas.
Como fazer um balanço patrimonial anual
1º Passo - Faça o levantamento dos ativos da empresa
- Para fazer o levantamento dos ativos você precisa listar a quantia total de dinheiro que o seu negócio possui em caixa durante o período analisado.
- Em seguida, cheque todos os seus registros e tome nota de tudo o que será recebido. Some o valor encontrado ao número que você obteve na primeira listagem.
- Para a terceira etapa desta tarefa você deve analisar o seu estoque. Separe os produtos por categoria e depois some o valor encontrado em cada uma delas.
- Agora é hora de calcular a matéria prima disponível. O valor encontrado aqui representa o que a empresa possui para desempenhar suas atividades.
- Por último, mas não menos importante, some todos os valores obtidos nos cálculos anteriores.
2º Passo - Faça o levantamento dos passivos da empresa
- Some o total pago para cada fornecedor e, em seguida, some todos os valores.
- Liste todos os salários e provisões que devem ser pagos.
- Some todos os valores encontrados neste passo.
3º Passo - Faça o levantamento do patrimônio líquido da empresa
- Para o 3º passo do seu balanço patrimonial, levante todo o patrimônio líquido da empresa. Lembre-se de incluir o capital social — o dinheiro do negócio bem como os lucros obtidos durante o período de análise.
4º Passo - Some os elementos do patrimônio da empresa
- Some todos os valores encontrados nos passos anteriores.
Conclusão
Uma vez de posse das informações fornecidas pelo balanço anual, você pode tomar decisões e realizar medidas específicas para melhorar a saúde financeira do seu negócio.