Muitos empresários ainda não compreendem ou valorizam os benefícios da auditoria fiscal em determinada instituição financeira. A atividade funciona como uma valiosa ferramenta de verificação do cumprimento de obrigações tributárias de um negócio e, pensando na importância do assunto, elaboramos este artigo com as principais informações sobre a auditoria fiscal e as vantagens do modelo.
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O que é uma auditoria fiscal?
A auditoria fiscal e tributária, também conhecida como auditoria fiscal, é um processo realizado pelas empresas para inspecionar e controlar a situação tributária de um determinado empreendimento. Basicamente, a atividade tem como objetivo verificar se todas essas obrigações estão sendo cumpridas de forma adequada.
O auditor responsável analisa pontos como:
- Apuração correta dos tributos;
- Pagamento de todas as guias geradas;
- Cumprimento de obrigações tributárias;
- Possíveis erros na apuração, declarações etc.
A partir disso, podemos afirmar que a auditoria funciona como um modelo preventivo, uma vez que evita uma série de problemas devido a erros tributários e garante o cumprimento correto das atividades. Após a apuração, essa “vistoria” da empresa é apresentada ao empresário responsável ou aos diretores da instituição sobre a existência (ou não) de um controle tributário apropriado.
Caso seja comprovado algum tipo de irregularidade no cumprimento da legislação, a situação é estudada e, então, são apresentadas possibilidades de correção.
O que faz um auditor fiscal?
O primeiro passo para a realização da auditoria fiscal é a escolha do auditor fiscal que, geralmente, é um contador. O ideal é que seja um profissional qualificado para a função, que conheça profundamente a legislação fiscal, os processos contábeis e o setor financeiro.
Além disso, esse contador deve atuar de forma independente, ou seja, não pode ter nenhum vínculo interno com a empresa. Aqui, o grande objetivo é que a verificação do cumprimento de obrigações tributárias da instituição seja feita de forma totalmente transparente e imparcial.
O auditor solicita uma série de documentos ao gestor da empresa para que ele possa analisar e comparar os dados apurados, como a efetivação de pagamento de impostos. Nesse processo, o grande objetivo do profissional é verificar eventuais falhas que podem colocar o negócio na mira dos órgãos fiscalizadores.
São apurados alguns impostos, como:
- IPI: Imposto sobre Produtos Industrializados;
- ISS: Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza;
- SPED ICMS: Escrituração Fiscal Digital;
- SPED ECF: Escrituração Contábil Fiscal;
- PIS: Programa de Integração Social;
- COFINS: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.
O auditor fiscal, então, analisa as questões fiscais relacionadas às três esferas de arrecadação: municipal, estadual e federal. Ao final de cada auditoria, o empreendedor recebe um relatório com todos os detalhes da avaliação realizada. No corpo do documento constam não só os dados apurados como também recomendações profissionais.
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Qual a importância da auditoria?
Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, a auditoria não é sinônimo de gasto financeiro, mas sim da garantia de processos que estão dentro da legislação, evitando até mesmo gastos extras que poderiam ser evitados.
A auditoria fiscal deve, acima de tudo, ser vista como uma ferramenta de controle interno. Dentre os benefícios da prática, podemos citar os principais:
Prevenção e correção de problemas
Quando o auditor fiscal atua de forma periódica em determinada empresa, ele age de maneira preventiva ao evitar falhas e fraudes que poderiam prejudicar a empresa.
Além disso, o relatório enviado pelo auditor ao fim de cada verificação é uma excelente ferramenta para corrigir pequenos erros. Em médio a longo prazo, o processo evita denúncias por irregularidades no pagamento de tributos e multas por descumprimento da legislação.
Recuperação de impostos
Muitas empresas não contam com uma boa gestão e acabam fazendo os recolhimentos de tributos em regimes diferentes do que poderiam ser adotados. Nesse sentido, elas acabam pagando mais impostos do que deveriam.
A auditoria fiscal evita que problemas como esses aconteçam, indicando até mesmo o regime tributário mais adequado para a companhia.
Apontamento de sugestões e recomendações
Como citamos anteriormente, ao fim de cada auditoria o profissional responsável aponta sugestões e recomendações para melhoria do negócio.
Esse fator conta como uma excelente vantagem por preparar a empresa para novas alternativas e resolver problemas que antes pareciam impossíveis de serem resolvidos.
Diferença entre auditoria contábil e fiscal
Ainda é comum que muitos empresários e profissionais da área tenham dificuldades para entender as diferenças entre uma auditoria fiscal e contábil.
Apesar de ambas contarem com ações de prevenção e correção de erros, o foco das atividades é um pouco diferente. Entenda:
Enquanto o objetivo da auditoria fiscal é a verificação do cumprimento das obrigações tributárias, a auditoria contábil foca em garantir que as práticas contábeis de uma determinada empresa estejam registradas corretamente no patrimônio líquido do negócio. Basicamente, a segunda busca analisar os registros e informações relacionadas ao patrimônio da empresa.
Além disso, na auditoria fiscal, o contador responsável deve atender à legislação nacional para avaliar se a instituição cumpre todas as suas obrigações. Na auditoria contábil, por outro lado, o profissional conta com um processo padrão definido por normas nacionais e internacionais.
Como preparar a empresa para receber uma auditoria fiscal
A partir do momento em que você encara a auditoria fiscal como uma oportunidade, e não como uma mera burocracia, é possível começar a se preparar para organizar um bom procedimento.
Confira o passo a passo que o Contas Online preparou para você:
1. Organize todos os documentos
Organize todos os documentos tributários da empresa. Isto é, separe as guias de pagamento, recibos e declarações enviadas, notificações etc.
Reúna todo o conteúdo que você achar necessário para agilizar o procedimento do auditor fiscal.
2. Apure os impostos de forma correta
O auditor fiscal responsável também irá analisar os livros de apuração tributária. Portanto, certifique-se que a apuração dos impostos está sendo feita corretamente.
3. Recupere os documentos perdidos
Caso a sua empresa tenha perdido alguns documentos relacionados à notas fiscais, por exemplo, é importante que você trabalhe para essa recuperação!
Agora que você já sabe o que é a auditoria fiscal e a importância dessa fiscalização para a sua empresa, que tal compartilhar estes artigos em suas redes sociais?